Cidadeverde.com

FMS prepara hospitais para casos de cólera, febre chikungunya e ebola

Imprimir

Técnicos da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (PI) realizaram, na manhã desta quarta (10), uma reunião para discutir a disseminação do cólera, febre chikungunya e ebola e a preparação para uma possível chegada dessas doenças ao Brasil.

O ebola já matou mais de 1.300 pessoas na África Ocidental, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Há um controle sobre a saída e entrada de pessoas no continente e, apesar da possibilidade de chegar ao Brasil ser baixa, o Ministério da Saúde emitiu recomendações para que todos os estados e municípios sigam.

“A possibilidade de uma disseminação global do vírus Ebola, segundo o Ministério da Saúde, é baixa, mas existem algumas recomendações a serem seguidas”, afirmou Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

A febre chikungunya tem casos registrados na região do Caribe e o norte da América do Sul. “Trata-se de uma doença transmitida pelo mesmo mosquito da dengue e com sintomas muito parecidos”, explica. “No entanto, o quadro de dores articulares causados pelo chikungunya pode se estender por várias semanas”, complementa Kelsen Eulálio.

O cólera deve ser observado principalmente por quem apresenta diarreia. Por isso, a principal medida é manter a higiene das mãos e dos alimentos, beber água filtrada ou fervida e lavar a caixa d'água a cada seis meses.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais