Cidadeverde.com

Júlio César diz que Brasil tem politica industrial em declínio

Imprimir

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, participou nesta quarta-feira (06), de uma audiência realizada na Câmara dos Deputados pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. A comissão é presidida pelo deputado piauiense Júlio César.

Monteiro defendeu uma política de comércio exterior mais forte para integrar o Brasil a novas rodas de negociação no mundo. “Precisamos melhorar as condições de acesso ao mercado, de uma política comercial mais ativa e pragmática”, afirmou. Segundo o ministro a pasta lançará ainda neste mês um plano nacional de exportação e o assunto deve ser encarado como prioridade.

As exportações podem se constituir em uma alternativa importante para manter o nível de atividade das empresas no País. O Brasil possui o 7º PIB [Produto Interno Bruto] do mundo e é apenas o 25º país exportador com somente 1,2% do comércio internacional

Júlio César (PSD-PI) disse que o Brasil tem uma politica industrial em declínio por causa das altas taxas de juros e que o resultado disso é a diminuição das exportações e o aumento do desemprego. “A indústria vem perdendo participação na economia brasileira e diminuiu sua participação no PIB, nosso país vive o momento de maior instabilidade dos últimos anos, estamos todos preocupados e não vejo com tanto otimismo como o ministro a politica de ajuste fiscal do governo”.

O ministro ainda pediu o apoio dos parlamentares às medidas provisórias que tratam do assunto e tramitam no Congresso Nacional, de acordo com ele, as medidas são necessárias para recolocar o Brasil na rota de crescimento. "Sem o ajuste fiscal e sem o reequilíbrio macroeconômico, teremos muitas dificuldades para relançar a economia brasileira e garantir a retomada dos investimentos.", finalizou.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais