Cidadeverde.com

Lagoa do Sítio: Câmara inicia cassação de prefeito acusado de matar esposa

Imprimir

A Câmara Municipal de Lagoa do Sítio negou o pedido de licença de 30 dias do prefeito José de Arimatéas Rabelo, o Zé Simão (PT), acusado de assassinar a primeira-dama Gercineide de Sousa Monteiro Rabelo. A decisão foi tomada em uma sessão tensa na noite de sexta-feira (20). Em votação aberta, os nove vereadores da Casa optaram por recusar a solicitação do petista, que deve ter o processo de cassação iniciado na segunda-feira (23). Após a medida, às 0h05 de sábado (21), o vice-prefeito Antonio Ditoso (SD) tomou posse como novo administrador da cidade localizada 234 quilômetros ao Sul de Teresina.

Cerca de 300 pessoas acompanharam a votação ocorrida na sexta-feira. Pressionados pela população, que compareceu com faixas e cartazes pedindo justiça, os vereadores recusaram por unanimidade o pedido feito por Zé Simão na última quarta-feira (18). "Recusamos o pedido de licença porque ele não veio embasado em nada. Seria inconstitucional aprovar o pedido da maneira como veio. A sessão durou duas horas e todos os vereadores se manifestaram contra o requerimento.", argumentou o presidente da Câmara Municipal de Lagoa do Sítio, Francisco Itamar dos Reis (PT).

Líder do movimento pela recusa ao pedido de licença de Zé Simão, o vereador Gilvan Araújo (PROS) comentou que a presença da população e a votação aberta contribuíram para a medida que deve resultar na cassação do petista.

"O pedido foi colocado em votação e os nove vereadores votaram contra. A sessão estava lotada e o clima foi muito tenso. Com a pressão popular, até mesmo os vereadores que inicialmente pensavam em votar a favor mudaram seus votos. Com a votação aberta, ficou muito difícil votar a favor", comentou Gilvan Araújo.

Com o pedido de licença negado, Zé Simão foi afastado da Prefeitura de Lagoa do Sítio. A partir de segunda-feira, será iniciado o seu processo de cassação. Aos 50 anos, o petista é o principal suspeito de ter assassinado a primeira-dama Gercineide de Sousa Monteiro Rabelo com um tiro na cabeça. O crime ocorreu no dia 10 de fevereiro e, de acordo com inquérito finalizado pela Polícia Civil e encaminhado para o Ministério Público na quinta-feira (19), contou com a participação da empregada doméstica Noêmia da Silva Barros. Ambos foram indiciados por homicídio qualificado.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Lagoa do Sítio, a Comissão de Constituição e Justiça da Casa terá um prazo de 90 dias para concluir o processo de cassação de Zé Simão. "Se não for concluído, o prazo pode ser prorrogado por até 90 dias", esclareceu Francisco Itamar dos Reis.

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais