Cidadeverde.com

Movimento Negro cobra maior participação no Orçamento do Estado

Imprimir

Representantes de entidades ligadas ao movimento negro defenderam maior participação no Orçamento 2016 do Estado para implementação de politicas sociais voltadas à população negra do Estado. O apelo foi feito no Dia da Consciência Negra comemorado na manhã desta quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Piauí. 

 

O deputado Joel Rodrigues (PTB), que requereu a solenidade e é um dos representantes da raça negra com assento na Assembléia Legislativa do Piauí, fez questão de destacar a sua história pessoal para ilustrar a luta dos negros para garantir os seus direitos constitucionais. Ele lembrou que a exclusão contribui para perpetuar a escravidão e conclamou os movimentos sociais para intensificar a luta por mais politicas publicas destinadas a essa população. O escritor e pesquisador Ruimar Batista também ocupou a tribuna da Casa.

Ele começou o seu discurso com uma saudação em orubá (língua africana) lembrando vultos como Zumbi dos Palmares e a escrava piauiense Esperança Garcia. Ele lamentou que personalidades como o geográfo Milton Santos e o engenheiro e inventor André Rebouças não sejam destacados enquanto negros, servindo de referências para as futuras gerações. Maior participação no Orçamento Estadual para implementação de politicas publicas dirigidas à população afrodescendente foi a principal reivindicação da Coordenadora de Igualdade Social do Governo do Estado, Assunção Aguiar. Em seu discurso ela também falou da importância do Dia da Consciência Negra. 

“Hoje nos estamos fazendo valer a luta dos nossos ancestrais”, disse. O diretor  de Ressocialização da Secretaria de Justiça, Francisco Antonio de Sousa Filho, lamentou que a maior parte da população carceraria brasileira é de origem negra. “O acesso à educação de qualidade ainda é negado aos negros e isso faz toda a diferença”, disse. Ele lembrou que foi um dos poucos a ter acesso à universidade em sua família. Francisco Antonio é advogado e tecnólogo em processamento de dados e foi o primeiro prefeito negro de Esperantina. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais