Cidadeverde.com

Chuvas: Defesa Civil orienta prefeitos a decretar estado de emergência

Imprimir

A Secretaria da Defesa Civil orientou nesta segunda-feira (25) que os prefeitos de Júlio Borges e Queimada Nova decretem estado de emergência. As duas cidades sofrem com os estragos causados pela chuva. Em Júlio Borges, a queda de duas pontes isolou 90% das comunidades. Já em Queimada Nova, o rompimento da PI 459 também prejudicou o acesso ao município.

"Há 20 dias estive tratando com o prefeito de Julio Borges sobre Operação Pipa, agora temos que tratar sobre a recuperação dessa estrada. As duas cidades precisam decretar emergência para que a recuperação ocorra mais rápido", disse o secretário da Defesa Civil, Hélio Isaias, ao Jornal do Piauí.

De acordo com o gestor, dependendo da gravidade do caso, o próprio governo estadual poderá atender a demanda do município. 

"Dependendo da avaliação dos danos causados, do número de pessoas atingidas, o governo do estado pode agir ou buscar parceria com a União", declarou, ressaltando que a pasta vai dar apoio às comunidades isoladas. 

Segundo a Defesa Civil, há regiões do semiárido piauiense onde a precipitação pluviométrica de 400 milímetros em 20 dias. 

"Temos um cenário bem diferente neste início de janeiro. Na região do semiárido, onde costuma chover 700 milímetros ano, já temos regiões que choveram acima de 400 nos últimos 20 dias", afirmou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais