Cidadeverde.com

Sebrae Piauí lança nesta quinta-feira o Programa de Gestão Sustentável

Imprimir

Uma palestra sobre desenvolvimento econômico e sustentabilidade será realizada nesta quinta-feira (10) em Teresina.  A atividade faz parte do cronograma de lançamento do Programa Gestão Sustentável do Sebrae Piauí, que busca fortalecer a adoção da cultura da sustentabilidade no Estado.

A palestra será ministrada pelo diretor superintendente Sebrae no Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro. Em entrevista ao Jornal do Piauí, ele destacou que o objetivo desse programa é aperfeiçoar e otimizar os conhecimentos em benefício da sociedade e, em particular, das empresas, pois pelo aspecto social e econômico, o desenvolvimento sustentável é o melhor caminho para o bem-estar social. 

“Nós precisamos ter mais cuidado com aquilo que nos foi dado. O que nós estávamos fazendo com essa vida que nos foi dado enquanto empresário, consumidor e gestor público? É exatamente a sustentabilidade bem aplicada que responderá esses questionamentos”, comentou José Guilherme. 

Para isso, o diretor destacou o uso da energia solar para diminuir a poluição, proteger o meio ambiente e as futuras gerações.  “Um dos exemplos que podemos citar é que o próprio Tribunal de Costas de Mato Grosso adotou a energia solar para a geração de sua própria energia. Hoje existem leis no Brasil, e aqui também no Piauí, que incentiva a utilização da energia solar, além de termos uma energia limpa e sem poluição, vamos também contribuir com a natureza”, explicou.

Sobre o uso da energia solar, José Guilherme também ressaltou a questão econômica.  Ele comentou que os painéis para geração de energia solar dura cerca de 25 anos e a taxa de retorno para os proprietários é de 6 a 8 anos, além disso bancos oferecem diversas linhas de crédito para a implementação desse sistema. 

“Quando a gente pensa em sustentabilidade um dos fatores mais importantes, principalmente para a iniciativa privada, é a competição para a diminuição dos custos porque o custo da energia no Brasil inteiro é cara. Diminuindo o custo da energia nós, aqui coloco em todos os serviços, vamos ter resultado econômico muito mais significativo”. 

O Programa Gestão Sustentável do Sebrae Piauí, as ações serão focadas em gestão ambiental, redução de custos e compromisso social. Entre as metas a serem alcançadas estão redução do consumo de papel, diminuição dos gastos com água e energia elétrica, além do controle e destinação corretos dos resíduos sólidos. 

Diretor José Guilherme Barbosa Ribeiro (Foto:Thiago Amaral/Cidade Verde)

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais