Cidadeverde.com

Heráclito aposta na vitória de Rodrigo Maia na Câmara Federal

Imprimir

O deputado federal Heráclito Fortes está apostando na reeleição de Rodrigo Maia (DEM) à presidência da Câmara Federal. Embora ele não tenha declarado ainda que será candidato, o piauiense aposta em sua vitória. Seu partido, o PSB, já estaria fechado com Maia.  

“Rodrigo Maia vai ganhar a eleição. O PSB está fechado, mas não é prego batido e ponta virada ainda não. A Câmara depois da turbulência passou a ter paz. Passamos a votar matérias que estavam sem condições e nisso o Rodrigo foi muito hábil”, comentou.

Até agora, oficialmente, só Rogério Rosso (PSD-DF) e Jovair Arantes (PTB-GO) lançaram suas candidaturas. O deputado André Figueiredo (PDT-CE) ainda não lançou o nome, mas já faz pré-campanha.

Ainda de acordo com Heráclito, o PT está para decidir se acompanha Rodrigo Mais. “Há uma divisão. O rodrigo quer que o PT participe da Mesa, agora se o PT não participar não vai ter cargo na mesa. Temos que fazer uma mesa dentro do critério da proporcionalidade”, finalizou.

O processo de eleição na Câmara começa dia 2 de fevereiro. São 11 cargos que compõem a Mesa Diretora que comandará os trabalhos da Câmara dos Deputados entre 2017 e 2019. Serão eleitos um presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.

Para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. A votação é secreta e realizada em cabines eletrônicas.

O cronograma da eleição começa no dia 1º de fevereiro. Os partidos têm até as 12 horas dessa data para formar blocos parlamentares. Às 15 horas, será realizada uma reunião de líderes para a definição, pelos blocos, dos cargos a que têm direito.

Defesa

Sobre a delação premiada do ex-executivo da Odebrecht, Cláudio Melo Filho, onde ele afirmou que o deputado recebeu doações da empresa, Heráclito disse que já apresentou defesa.

“Já apresentei defesa. Eu não brinco com isso. O delator está passeando na Disney. No meu caso eu recebi uma ajuda em 2010 e outra em 2014 de 100 mil oficial. Não recebi mais, já que em 2010 fui cassado pelo Palácio do Planalto comandado pelo Lula”, declarou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais