Cidadeverde.com

Prefeito destaca importância de incentivo à projetos da juventude em evento

Imprimir

O prefeito Firmino Filho (PSDB) destacou a importância do incentivo à juventude quanto a realização de projetos bem como a interação entre sociedade acadêmica e governos para a promoção de melhorias para a cidade. Na tarde dessa terça-feira (21), no Auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí, Firmino assistiu às apresentações dos alunos de Arquitetura e Urbanismo da UFPI e de instituições convidadas ao participar d o evento “+ Portfólio” .

“É um momento para ver nossa juventude usando sua criatividade, usando seu instrumental e, de alguma forma, a gente renova as energias para enfrentar os desafios da realidade. Nós estamos em um processo de requalificação do centro de Teresina, ainda está em fase inicial, ainda são discussões internas, mas em um segundo momento nós vamos ter um debate aberto com a sociedade, um diálogo para buscar ideias da comunidade universitária e eu não tenho dúvida de que muito do que foi mostrado aqui servir de impulso para as discussões e, eventualmente poderão ser partes integrantes dessa reorganização”, disse Firmino Filho.

O evento de extensão mostra estudos feitos sobre Teresina por alunos de todos os períodos e é uma maneira de apresentar à população o resultado final dos projetos. “A + Portfólio é uma forma de integrar comunidade acadêmica e abrir um espaço de discussão em relação à cidade e incentivar uma produção cada vez melhor de projetos”, explica a professora de Arquitetura Ana Rosa Negreiros, uma das organizadoras.

Os universitários apresentaram projetos arquitetônicos do Aeroporto Internacional de Teresina; Rota Cultural no Centro de Teresina; Museu do Silêncio: Um Grito pela Salvaguarda do Patrimônio Piauiense e Desafio Intermodal na capital. A base dos estudos foram o patrimônio histórico de Teresina, pontos turísticos, mobilidade urbana e o impacto de mudanças nessas áreas.

O prefeito afirmou que o processo de requalificação do centro da cidade envolve diretrizes como segurança, arborização, transporte público, sombreamento de áreas, tornar uma região agradável para a população, não só um lugar onde se vai trabalhar e fazer compras, mas um espaço para ser apreciado. “A ideia é qualificar e transformar a vida no centro e, para enfrentar os desafios vamos unir ideia e ver o que pode ser feito”, finalizou.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais