Cidadeverde.com

Temer convoca Exército para conter tumulto

Imprimir

Após um confronto violento entre manifestantes e a polícia durante um protesto em Brasília, com incêndio e depredações em ministérios, o presidente Michel Temer autorizou a ação de tropas federais nesta quarta-feira (24). Decreto de Garantia da Lei e da Ordem, com validade até 31 de maio, foi assinado por Temer.

Neste momento, homens do Exército já tomam conta da Esplanada dos Ministérios. A tropa faz já a segurança de vários prédios públicos, como o Palácio do Itamaraty, e tenta ainda dispersar os manifestantes que ainda se encontram por lá.

Em entrevista coletiva, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que a intervenção do Exército foi solicitada pela Câmara dos Deputados. 

— Atendendo a solicitação do senhor presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, mas também levando em conta, fundalmente, que uma manifestação que estava prevista como pacífica degringolou na violência, no vandalismo, no desrespeito, na agressão ao patrimônio público e ameaças às pessoas, muitas delas servidores que se encontram aterrorizados, que nós estamos nesse momento garantindo a evacuação [dos ministérios]. O senhor presidente decretou, repito, por solicitação do presidente da Câmara, uma ação de garantia da lei e da ordem. E neste instante tropas federais já encontram aqui neste Palácio e no Palácio do Itamaraty e logo mais chegarão tropas para assegurar que os prédios dos ministérios sejam mantidos incólumes.

Jungmann classificou como "baderna" os acontecimentos. 

— O senhor presidente da República faz questão de ressaltar que é inaceitável a baderna e é inaceitável o descontrole e que ele não permitirá atos como este venham a conturbar um processo que se desenvolve de forma democrática e com respeito às instituições.

Deputados da oposição criticaram o acionamento o uso da Garantia da Lei e da Ordem para reprimir as manifestações contra o governo do peemedebista que ocorrem na Esplanada dos Ministérios, na capital federal. O senador Randolfe Rodrigues (REDE – AP) afirmou que fundamento na Constituição Federal que determina que a medida só poderia ser tomada com a autorização do Congresso Nacional.

Fonte: R7

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais