Cidadeverde.com

Fazenda da Paz já possui mais de 50 viciados em oxi e solicita ajuda

Imprimir

A Fazenda da Paz, instituição que trata de dependentes químicos no Piauí, tem uma lista de espera de mais de 360 pessoas. Neste final de ano, as dificuldades aparecem por conta do corte no repasse que o governo do Estado fazia. Segundo o coordenador da instituição, Célio Barbosa, a procura é grande e a Fazenda não está dando conta.


"Nós temos 60 pessoas mantidas com convênio do Estado, mas esse repasse não acontece desde maio. Ao todo são 140 internos, sendo 50 viciados em oxi", explica o coordenador.


A nova droga, oxi, é mais barata e mais letal que o crack. Célio estima que a droga tenha chegado ao Piauí há cerca de 8 meses. "Ela vicia na primeira vez que a pessoa usa.


Francisco Magalhães/Cidadeverde.com



A oxi é resultado da substituição do bicarbonato e do amoníaco usados na mistura com o cloridrato de cocaína por querosene e cal virgem. Cerca de 30% das pessoas que usam oxi morrem em menos de um ano.


"Ainda não sabemos caracterizar o comportamento de um dependente em oxi que está em tratamento. Só daqui a alguns anos vamos saber como tratar da maneira mais eficaz, já que a droga é mais letal que o crack", explica Célio.


No dia 04 de junho foram apreendidos no Pará 23 kg da droga. Segundo a polícia, essa variante do crack teria sido descoberta no Acre, na fronteira com a Bolívia.
 

Feijoada


Para arrecadar fundos para pagamento de funcionários e outras despesas, a Fazenda da Paz faz, neste domingo (28), uma feijoada. O evento acontece no Tigrão, na avenida Presidente Kennedy, zona leste de Teresina, e começa às 10h. A entrada custa R$ 10.


Leilane Nunes
[email protected]
 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais