Cidadeverde.com

Prefeito de Esperantina diz que inquérito policial tem cunho político

Imprimir

O prefeito de Esperantina, Lourival Bezerra, enviou nota à imprensa afirmando que o inquérito divulgado nesta quinta-feira (28), pela Delegacia de Combate à Corrupção de envolvimento gestores públicos em casos cobrança de propina e fraudes em licitações, teria cunho político. Os inquéritos policiais citam casos ocorridos nas cidades de Esperantina e Amarante. 

A polícia civil concluiu que o prefeito está envolvido em um caso de corrupção, no qual teria exigido R$ 10 mil de um empresário, referente ao pagamento de valores de uma licitação para o fornecimento de alimentos.

Lourival Bezerra questiona as informações da polícia dizendo que os pagamentos mostrados nas imagens se referem a um empréstimo pessoal feito antes dele assumir a prefeitua de Esperantina. O gestor afirma ainda que o verdadeiro dono da empresa que fornece merenda escolar para o município, José Mesquita de Resende, não teria sido ouvido pela polícia. 

O delegado Danúbio Dias explica que o vídeo que mostra o prefeito recebendo dinheiro do empresário, o gestor ainda diz para a vítima procurar o secretário de Finanças e de Saúde, que, segundo a polícia, teriam também participação no esquema.

"Os fornecedores estavam com os pagamentos atrasados desde maio de 2013 e o prefeito exigiu 15% em cima dos valores pagos pela prefeitura para poder liberar o dinheiro. Pelo que investigamos, esta era uma prática corriqueira", acrescentou o delegado.

Além do prefeito, a polícia solicitou o indiciamento do secretário de Saúde, Francisco das Chagas Magalhães Lima e Cristóvão do Nascimento, que na época era presidente da Comissão Permanente de Licitação.

Veja a nota na íntegra: 

NOTA ESCLARECIMENTO
 
Em relação ao resultado das investigações que foram apresentados, nesta quinta-feira (28), pela Delegacia de Combate à Corrupção, o prefeito de Esperantina, Lourival Bezerra, esclarece que:
 
1) O objeto do inquérito divulgado pela Polícia Civil trata-se de uma denúncia de cunho político. Os pagamentos efetuados pelo senhor Didi, mostrado nas imagens entregando dinheiro ao prefeito, eram oriundos de um empréstimo pessoal feito antes de Lourival assumir como prefeito. Didi não era, como quer fazer crer a denúncia, dono de empresa fornecedora de merenda à Prefeitura de Esperantina.

2) O inquérito policial é eivado de falhas e não ouviu, por exemplo, testemunhas-chaves da denúncia, como o verdadeiro dono da empresa que fornecia merenda à Prefeitura, o senhor José Mesquita de Resende.
3) Por fim, também não procedem as denúncias de irregularidades na licitações, já que os valores contratados pela Prefeitura obedeceram aos estipulados pelo edital da licitação.
 
Lourival Bezerra reafirma que continuará contribuindo com as investigações, na intenção de esclarecer os fatos e espera que todos os envolvidos no caso sejam ouvidos por ocasião do processo judicial, onde haverá a ampla defesa e o contraditório, o que não há fase de inquérito policial.

 

Sana Moraes 

[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais