Cidadeverde.com

Prefeitos cobram novo pacto federativo durante reunião com bancada

Imprimir

Prefeitos de 130 cidades do Piauí pediram nesta segunda-feira (11), durante reunião na Associação Piauiense de Municípios (APPM), mais apoio da bancada federal do Piauí em prol de uma nova divisão dos recursos entre União, Estados e Municípios, o pacto federativo. O seminário serviu para definir as pautas do Piauí que serão levadas ao Congresso Nacional durante a XVIII Marcha a Brasília.

Fotos: Ascom/APPM

"Os municípios querem, por exemplo, que quando o governo federal crie um programa para execução pelos municípios, que ele mande o recurso necessário para custear esse programa", explicou o presidente da APPM, prefeito Arinaldo Leal.

Segundo ele, é preciso que a União melhore a distribuição do bolo tributário no país. "Nós queremos que as contribuições federais sociais que são arrecadadas pelo governo federal que sejam partilhadas para os municípios também. Hoje o governo recebe e fica com o valor. Queremos um novo pacto federativo", declarou.

O senador Elmano Férrer (PTB), que coordena a bancada federal em Brasília, disse ser a favor de um novo pacto federativo. Para o parlamentar, os municípios brasileiros estão praticamente na UTI sem recursos.

"Eu sempre advoguei para que se rediscuta o pacto federativo. Há uma injustiça muito grande na repartição das receitas públicas. A coisa palpável da União são os municípios e são os que menos recebem. Os recursos não dão para enfrentar os grandes desafios das cidades", afirma.

O governador do Piauí, Wellington Dias, esteve no encontro e comprometeu-se em participar da Marcha, que acontece de 25 a 28 deste mês. O chefe do Executivo estadual respondeu a reclamações dos prefeitos, na áreas de saúde, segurança e educação. 

Hérlon Moraes (Com informações da TV Cidade Verde)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais