Cidadeverde.com

Teresinenses desrespeitam lei e 100 são multados por jogar lixo no chão

Imprimir

A lei que prevê multa para quem jogar lixo nas ruas de Teresina entrou em vigor em fevereiro deste ano, mas mesmo assim, não é difícil flagrar copos plásticos e baganas de cigarro espalhados pelo centro da cidade, como registrou a TV Cidade Verde, nesta quinta-feira (20). Em entrevista ao Jornal do Piauí, o secretário executivo da Superintendencia de Desenvolvimento Urbano Centro Norte (SDU C/N), Angelo Cavalcante, informou que desde o início do ano já foram aplicadas 100 multas.

"Já efetuamos quase 100 multas, mas não é interesse da prefeitura multar. É necessário que a população se conscientize e o trabalho começa com as crianças. Lixo não deve ser jogado no mato, como dizem, mas na lixeira", disse Cavalcante. 

A multa para quem for flagrado jogando lixo no centro na cidade é de R$ 100. Em caso de reicidência o valor é multiplicado por dois. Segundo o secretário executivo, 49 trabalhadores são responsáveis, diuturnamente, pela limpeza e coleta do lixo na região central de Teresina. 

Angelo Cavalcante destaca que 18 fiscais garantem o cumprimento da lei e que a prefeitura ainda instalou mais lixeiras. 

"Atualmente existem 250 lixeiras e está sendo realizado um levantamento para diagnosticar pontos onde são necessários a instalação de mais coletores de lixo", reitera.

Com a proximidade das festas de ano e o aumento do fluxo de pessoas no centro da cidade, o gestor explica que a fiscalização será intensificada, tanto no cumprimento da Lei do Lixo Zero como do Código de Postura do Munícipio. 

"Vamos coibir a sujeira no centro da cidade, bem como montar estratégias para disciplinar os vendedores ambulantes. Também iremos fazer reparos nas calçadas, sarjetas e logradouros públicos para garantir que o teresinense tenha tranquilidade para realizar as compras", finaliza. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais