Cidadeverde.com

Parnaíba vacinou 100% dos profissionais da linha de frente e amplia 1ª etapa

Todos os profissionais da rede municipal de saúde que trabalham na extrema linha de frente no combate ao Covid-19 em Parnaíba, já receberam a primeira dose da CoronaVac. A informação foi dada pela secretária municipal de Saúde, Leidiane Pio, ao presidente da Câmara dos Vereadores de Parnaíba, Carlson Pessoa (DEM), mediante solicitação do presidente da Casa.

Leidiane explica que dada a quantidade limitada do imunizante, primeiramente foram contemplados os profissionais que atuam no Centro de Referência a Covid-19, na UTI, no Pronto Socorro Municipal e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Esses trabalhadores são aqueles que fazem parte do que chamamos de ‘prioridade da prioridade’. Estes já foram todos imunizados. Agora ampliamos a vacina para os agentes comunitários de saúde, para os servidores do Centro de Especialidades em Saúde (CES) e do Caps”, informou Leidiane.

Ainda de acordo com a secretária, quando toda a rede de colaboradores municipais da saúde estiverem protegidos, a vacinação será estendida para os que atuam nas instituições filantrópicas e, posteriormente, para os trabalhadores da rede privada. Os idosos e pessoas com comorbidades ainda não serão vacinados neste momento, mas deverão ser o grupo prioritário da próxima etapa.

Da Redação
[email protected]

Oeiras recebe mais doses da vacina e realiza nova fase da imunização

A campanha de vacinação contra Covid-19 em Oeiras foi tema de uma reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada na noite desta segunda-feira, 25. Na oportunidade, a enfermeira Katharine Dantas, coordenadora municipal de Imunização, detalhou a dinâmica da vacinação, que teve início no último dia 20 de janeiro, exclusivamente para trabalhadores de saúde.

Na semana passada, o município de Oeiras recebeu o primeiro lote de vacinas, contendo 325 doses da CoronaVac – imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan/ Sinovac. De 20 a 25 de janeiro, foram vacinados 278 trabalhadores de saúde, dos seguintes serviços: Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Enfermaria Covid e UTI Covid do Hospital Regional Deolindo Couto, UPA 24 horas e enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Básica.

Nesta segunda, Oeiras recebeu 290 doses da vacina da Universidade de Oxford/Astrazeneca, que serão destinadas para os trabalhadores do Hospital Regional, fiscais da Vigilância Sanitária, motoristas da VISA/ambulância/van de transporte eletivo, Agentes Comunitários de Saúde, profissionais da odontologia e trabalhadores dos laboratórios/clínicas envolvidas na coleta, análise e exames de imagem de casos suspeitos ou confirmados de Covid.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão permanente, deliberativo e normativo do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal, que tem por competência formular estratégias e controlar a execução da política de saúde do município, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. A entidade é composta por 16 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, distribuídos entre prestadores de serviços do SUS, trabalhadores da saúde e entidades representativas dos usuários.

Da Redação
[email protected]

População do município de Água Branca recebe obras

A Prefeitura de Água Branca reinaugurou, nesta segunda-feira (25), a Unidade Básica de Saúde Luce Leide Vilarinho. A obra foi realizada com recursos próprios do município e do Governo Federal, com investimento de R$ 95 mil, e teve como objetivo melhorar a estrutura do prédio. Além da reforma, também foram entregues equipamentos odontológicos para todas as UBS's de Água Branca.

O prefeito Júnior Ribeiro afirma que o serviço visa melhorar a qualidade do atendimento em saúde oferecido pelo município de Água Branca. “A Prefeitura continua trabalhando para manter a saúde da nossa cidade como referência, sempre melhorando a estrutura dos postos de atendimento, dando condições de trabalho para os servidores e garantindo um bom atendimento para a população que precisa utilizar o serviço”, diz o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Amilton Feitosa, explica que, além da reforma, todas as UBS's do município receberam novos equipamentos odontológicos. “Também nos preocupamos em garantir as melhores condições de atendimento à população, mantendo as Unidades Básicas equipadas adequadamente para prestar o melhor serviço”, afirma.

Fotógrafo parnaibano morre por complicações da Covid-19

Foto: reprodução

O cerimonialista, promoter  e fotógrafo parnaibano Hélio Bezerra faleceu na manhã deste domingo (24) . Hélio estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), na cidade de Parnaíba há alguns dias lutando contra a Covid-19. Pelas redes sociais, amigos, familiares e comunicadores do litoral piauiense manifestaram grande comoção pela partida inesperada de Hélio, uma  pessoa bastante conhecida e muito bem quista em toda a  região da planicíe litorânea piaiuiense. Semana passada a comunicação parnaibana também teve outra baixa, quando o cinegrafista e ator Kléber Lima também não resistiu as complicações do coronavírus e veio óbito no Heda. 

 

Prefeitura de Água Branca cancela carnaval de 2021

A Prefeitura de Água Branca publicou, nesta sexta-feira (22), o Decreto Municipal N° 002/2021, que estabelece novas regras sanitárias de prevenção e combate à covid-19 no município. Segundo o documento, estão suspensos os eventos públicos e privados, com aglomerações, pelo período de 30 dias, o que inclui todas as festividades carnavalescas do ano de 2021.

A decisão foi baseada nas análises sistemáticas dos indicadores epidemiológicos, na capacidade de leitos clínicos e UTI's instalados na rede assistencial e no aumento do número de casos e óbitos detectados pela doença no âmbito municipal, estadual e nacional.

De acordo com o decreto, todas as medidas estabelecidas são necessárias para a manutenção da atividade econômica no município frente à pandemia decorrente do coronavírus. O documento também estipula o horário de funcionamento das atividades e estabelecimentos locais.

"Nossa prioridade é manter a saúde da população, evitando eventos que possam disseminar o coronavírus em nosso município. Dessa forma, garantimos a segurança até que possamos imunizar todos com a vacina", ressalta o prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro.

A vistoria e fiscalização das atividades previstas no decreto serão realizadas pela Vigilância Sanitária, com auxílio das forças de segurança.

Defesa Civil de Picos mapeia locais de risco da cidade

O secretário de Defesa Civil de Picos, João Araújo, anunciou o mapeamento dos locais de risco de desabamento no período chuvoso. O gestor esclarece que as equipes técnicas já estão visitando diariamente locais que oferecem risos aos moradores.

“Já fizemos mapeamento de pelo menos oitenta por cento da cidade. Observamos pontos de alagamentos e galerias que podem trazer danos aos moradores em tempos de chuva. Fizemos vistorias em bairros como São José, Aerolândia, Paroquial, Bomba, várias avenidas, além das laterais do Junco”, explica o gestor.

O secretário João Araújo também informou que as áreas de risco com casas ameaçadas nas encostas de Picos, passarão por uma análise visando futuras reformas ou mesmo a remoção da família do local afetado.

“Nós faremos vistorias com nossa comissão técnica para analisar a situação de cada casa em risco. Caso necessário, levaremos um engenheiro civil para que seja emitido um laudo técnico, e assim, tomarmos as providências”, esclarece.

O gestor também explica que em caso de demolição ou reforma de casa ameaçada, o imóvel poderá ser interditado e os moradores poderão receber aluguel social enquanto ocorre a reforma do seu imóvel.

João Araújo faz um apelo à sociedade picoense quando do trato com a coisa pública. Explica o secretário que a sociedade é parte integrante do todo, e que o morador tem que colaborar com a administração no sentido de não depredar o trabalho que a prefeitura a realiza.

“Não queremos que nenhum cidadão de Picos vá limpar a cidade. Queremos apenas que ele não a suje. Se o morador de Picos fizer a parte dele, tenho certeza que a gestão de Gil Paraibano e seu secretariado farão boa administração e teremos uma Picos limpa e organizada”, avalia.

João Araújo conclui destacando o apoio necessário da administração para que as ações em andamento, bem como projetos futuros desenvolvidos pela Defesa Civil sejam concretizados, beneficiando a comunidade em geral.

“Nosso prefeito Gil Paraibano está dando todo suporte para que possamos trabalhar. O povo de Picos pode contar com João Araújo e pode contar com o prefeito Gil Paraibano”, assegura o gestor.

 Da Redação
[email protected]

Prefeito de Altos visita IDEPI para tratar sobre projetos

O diretor-geral do IDEPI, Leonardo Sobral, recebeu a visita do prefeito de Altos, Maxwell Pires, e do deputado Zé Santana para tratar sobre a elaboração de projetos e obras a serem executadas pelo IDEPI no município. “O IDEPI é parceiro de todos os municípios e tem um papel social que vai além da execução de obras. Essa responsabilidade está nos benefícios, na melhoria da qualidade de vida que elas proporcionam à população e no desenvolvimento econômico e social das cidades”, diz Leonardo Sobral.

Para o prefeito Maxwell Pires, que está no seu primeiro mandato, a visita foi positiva e fortalece o início de uma gestão que está trabalhando para levar melhorias para todo o município de Altos.  “Altos é município vizinho a Teresina e porta de entrada para o norte do Estado, então, possui um fluxo de pessoas muito grande e, por isso, obras de infraestrutura são importantes para o município e para a melhoria das condições de vida da população e de quem passa por lá todos os dias”, disse.

O deputado Zé Santana destacou a visita como “um importante início de ano, especialmente pela receptividade no atendimento do governo do Estado, através do IDEPI, uma solicitação nossa prontamente atendida”, disse.

Da Redação
[email protected]

Oeiras inicia vacinação contra Covid-19 nesta quarta (20)

O município de Oeiras recebeu o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19. São, neste primeiro momento, 325 doses da CoronaVac – imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac Biotech. Nesta quarta-feira, 20, às 11h, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o lançamento oficial da campanha vacinação, com o início da imunização do público prioritário, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e de acordo com o lote de vacinas disponíveis.

O lançamento da campanha acontece no auditório da Semusa, com transmissão ao vivo pela internet, através das páginas da Prefeitura de Oeiras no Facebook e Instagram. O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Moreira, acompanham o início da vacinação no município.

O Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 prevê quatro grupos de pessoas a serem prioritariamente vacinadas. Segundo o mais novo comunicado do Ministério da Saúde, a fase 1 da campanha é voltada especificamente para: trabalhadores de saúde da linha de frente; idosos acima de 60 anos que vivem nas Instituições de longa permanência e os trabalhadores desses locais; pessoas com mais de 18 anos com deficiência severa que moram em residências inclusivas e a população indígena aldeada.

Fonte: Ascom

Água Branca: prefeito Júnior Ribeiro anuncia R$ 2 milhões para pavimentação asfáltica

Foto: ascom

O prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro, anunciou, nesta segunda-feira (18), o investimento de mais R$ 2 milhões para obras de mobilidade urbana no município. O recurso foi destinado pelo deputado estadual Georgiano Neto (PSD).

De acordo com o prefeito Júnior Ribeiro, os recursos já foram empenhados e o processo segue agora para elaboração do projeto para execução da obra. Todos os recursos da emenda serão investidos em pavimentação asfáltica em ruas e avenidas da zona urbana.

Este é primeiro investimento anunciado na gestão do prefeito Júnior Ribeiro, que ressaltou a relevância dos recursos. "Esse investimento completa mais de R$ 6 milhões em obras de pavimentação e de melhoria na mobilidade urbana que vêm sendo efetivada no município desde o ano de 2020. Também é a garantia de que continuaremos trabalhando para trazer o melhor em infraestrutura e serviços para Água Branca", finaliza.

Oeiras cancela Carnaval e publica novas medidas contra a Covid-19

A Prefeitura de Oeiras publicou nesta segunda-feira, 18, um decreto (N° 004/21 de 18 de janeiro de 2021) com novas medidas restritivas direcionadas ao controle da disseminação da Covid-19 no município. Entre elas, estão: o cancelamento do Corso e Carnaval 2021 e o estabelecimento de medidas especiais em setores como eventos, restaurantes, bares e similares.

As medidas levam em consideração o crescimento do número de casos e avaliações epidemiológicas feitas pelos órgãos municipais competentes. O decreto entra em vigor nesta segunda e segue com validade até o dia 28 de fevereiro de 2021, podendo ter prazo de vigência prorrogado.

O documento estabelece as seguintes medidas especiais para enfrentamento da Covid-19 no município de Oeiras: 

Eventos em área de uso comum:

I – Suspensão de quaisquer eventos sociais e corporativos, privados, públicos, pagos ou gratuitos, em ambientes abertos ou fechados no município, na zona urbana e rural;

II – Proibição de festas em áreas comuns de quaisquer condomínios, residenciais, de lazer ou mistos;

III – Limitação da capacidade máxima de festas residenciais, em cada unidade, a 15 (quinze) pessoas, incluindo os moradores e colaboradores, devendo, no caso de condomínios, se fazer constar a capacidade máxima das respectivas unidades em local de fácil visualização dos condôminos. 

Restaurantes, bares e similares:

I – Manutenção de restrição de horário para o fechamento dos restaurantes, bares e similares, para o horário de 00h;

II – Proibição de festas, de qualquer tipo, em quaisquer restaurantes, bares e outros estabelecimentos em ambientes fechados ou abertos, devendo ainda ser observada a restrição do inciso I do primeiro parágrafo deste artigo;

III – Proibição da disponibilização de música ambiente com músicos/banda, vedado ainda espaço para dança, karaokê, vídeokê e qualquer outra atividade que caracterize festas em restaurantes e afins;

IV – Limitação a 6 (seis) pessoas por mesa nos restaurantes e afins, com limite de 50% de sua capacidade máxima. Limitação do atendimento a consumo no local, sem permitir pessoas em pé, inclusive na calçada. Proibição de fila de espera na calçada. Utilização de filas de espera eletrônicas;

V – Necessidade da observância nos cadastros sanitários como PROPIAUI e Vigilância Sanitária de Oeiras 

 As atividades econômicas e comportamentais descritas no documento deverão se adequar às medidas especiais estabelecidas, as quais têm por objetivo reforçar as ações de combate à pandemia, buscando evitar aglomerações e fortalecer as medidas de isolamento. O atendimento ao disposto no decreto não desobriga o cumprimento das regras gerais previstas nos decretos de isolamento social editados para enfrentamento da Covid-19 no município de Oeiras, nem exime as atividades econômicas e comportamentais da obediência às demais medidas sanitárias definidas em protocolo geral e setorial para o respectivo setor.

O documento também chama a atenção para o reforço na proteção em relação a pessoas acima de 60 anos e integrantes do grupo de risco da Covid-19. “Sendo recomendável que evitem aglomerações, em especial em ambientes públicos, bem como evitem o comparecimento a qualquer tipo de evento, inclusive encontros familiares, participando apenas de encontros com pessoas com as quais já convivam habitualmente, ressalvada a possibilidade de prática de atividades físicas individuais realizadas ao ar livre, desde que com uso de máscara de proteção”, diz o texto.

Em caso de descumprimento das medidas previstas no decreto, sanções legais devem ser aplicadas. O Estado do Piauí, através da Secretaria da Saúde do Estado, da Polícia Civil e da Polícia Militar auxiliará os agentes municipais na atividade de fiscalização, sem prejuízo de sua atuação concorrente.

O documento trata, ainda, da responsabilização civil e criminal dos infratores com base nos termos do Código Penal, que prevê como crime contra a saúde pública o ato de infringir determinação do Poder Público destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa.

 Da Redação
[email protected]

Posts anteriores