Cidadeverde.com

MPF divulga balanço das atuações relacionadas à covid-19 no Piauí

O Ministério Público Federal (MPF), no Dia Internacional de Combate à Corrupção, 9 de dezembro, divulga o resultado da sua atuação para fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos destinados pela União aos municípios piauienses para as ações de enfrentamento à pandemia da covid-19.

No total, das 841 investigações que tramitam no MPF, no estado, para combater a corrupção, 49 estão relacionadas à covid-19. Além de acompanhar a correta aplicação desses recursos, esses procedimentos apuram: denúncias sobre inoperância de hospital de campanha em razão de falta de médicos; sobrepreço na aquisição de  computadores e impressoras destinados ao incremento do combate à covid-19; supostas irregularidades na aquisição de respiradores; dispensa de licitação na compra de testes para a detecção do vírus e, sobretudo, desvio de finalidade dos recursos recebidos da União.

O procurador-chefe da Procuradoria da República no Estado do Piauí (PR/PI), Israel Gonçalves Santos Silva, explica que todos esses procedimentos tratam de investigações que ainda estão em andamento no Ministério Público Federal e que podem virar ações criminais ou de improbidade, ou mesmo serem arquivadas.

“O MPF, no Piauí, nesta data tão simbólica que marca o combate à corrupção, presta contas à sociedade das ações empreendidas para fiscalizar a correta aplicação desses recursos e também combater esse mal que, infelizmente, ainda assola nossa sociedade, especialmente em um momento tão delicado como esse de pandemia”, destaca.

“Somente com o aprofundamento dessas investigações poderemos adotar as medidas judiciais cabíveis ou, ainda, promover os arquivamentos necessários. Não podemos emitir juízo de valor nesse momento, mas colocamos à disposição da sociedade piauiense o consolidado dos procedimentos abertos, na grande maioria, a partir da iniciativa dos próprios cidadãos. Esse fato revela que o controle social torna-se cada vez mais proativo na fiscalização dos recursos públicos”, declara.

Os procedimentos instaurados estão relacionados à fiscalização das verbas repassadas aos municípios de Santa Luz, Santa Filomena, Monte Alegre do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Barreiras do Piauí, Avelino Lopes, Sebastião Barros, Bom Jesus, Gilbués, Parnaguá, Curimatá, Riacho Frio, Currais, Cristalândia do Piauí, Júlio Borges, Redenção do Gurguéia, Palmeira do Piauí, Cristino Castro, Pio IX, São Gonçalo do Gurguéia, Madeiro, Picos, União, Teresina, Campo Maior, Pavussu, São Raimundo Nonato, Inhuma, Valença do Piauí e Simões.

Da Redação
[email protected]

Governador inaugura obras no norte do estado na sexta (11)

O governador Wellington Dias cumpre agenda nos municípios de Piripiri, Brasileira, Cocal e Parnaíba na próxima sexta-feira (11). O chefe do executivo estadual inaugura e visita obras de mobilidade urbana, saúde e educação.

Em Brasileira,  o governador inaugura obras de pavimentação asfáltica no entroncamento da PI 111. A obra permitirá mais um acesso ao turista que deseja visitar o Parque nacional Sete Cidades, além dos já existentes por meio dos municípios de Piracuruca ou Piripiri. Também serão autorizadas obras de reforma para escolas da rede estadual ensino por meio do PRO Educação.

Em Piripiri, Wellington Dias visita obras de pavimentação asfáltica de ruas e avenidas. Recentemente, o município foi beneficiado com a pavimentação da parede do açude Caldeirão, executada pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), na qual foram investidos recursos na ordem de R$ 595.443,28.

Em Cocal, será inaugurada obras de reforma e entrega de equipamentos do Hospital Joaquim Vieira de Brito. A obra foi realizada em parceria com a prefeitura municipal.

Logo em seguida, o governador e sua comitiva seguem para Parnaíba onde serão inauguradas obras de mobilidade urbana em ruas e avenidas.

Da Redação
[email protected]

Veja como foi o encontro de prefeitos eleitos e reeleitos

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) reuniu, nesta quarta-feira (9), na sua sede em Teresina, prefeitos e prefeitas na região dos Carnaubais, Vale do Sambito e Entre Rios, no primeiro encontro do Café com Prefeitos(as), evento que tem como objetivo dar as boas-vindas aos gestores eleitos e reeleitos nas últimas eleições.

 Além de Teresina, receberão o Café com Prefeitos(as) Parnaíba (11/12), Picos (15/12) e Floriano (18/12), reunindo os prefeitos dos municípios dessas regiões. Uma apresentação sobre as conquistas da APPM, nos últimos anos, e sobre os desafios que serão enfrentados pelos gestores foi feita pelo presidente da entidade, Jonas Moura.

 “Tivemos um ano difícil, com a crise de saúde e econômica. Os novos gestores têm o desafio de superar esses e outros problemas que afligem os municípios. Mas a APPM, como entidade representante da classe municipalista, tem trabalhado e, certamente, continuará a auxiliar os gestores para superarem as dificuldades”, pontua Jonas.

 Durante a programação do Café, o presidente da APPM, Jonas Moura, inaugurou a reforma da Sala dos Prefeitos, que leva o nome do ex-prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, o Antônio Felícia, que faleceu no início do ano, vítima de Covid-19. Representou a família do homenageado a vereadora Maria José Santos Machado.

 Também dentro da programação, a APPM realizou sorteio de um notebook entre os prefeitos presentes, sendo ganhador o prefeito eleito de Aroazes, Manoel Portela Neto. O Café com Prefeitos(as) acontecerá nas demais regiões do Estado e discutirá ações relativas à boa condução das gestões municipais pelos novos prefeitos e prefeitas.

Da Redação
[email protected]

Oeiras conquista Selo UNICEF por destaque em políticas para crianças e adolescentes

Foto: prefeitura de Oeiras

O município de Oeiras conquistou o Selo UNICEF (edição 2017-2020), maior reconhecimento internacional de eficácia das políticas públicas para crianças e adolescentes. A premiação aconteceu na manhã desta terça-feira, 08, com transmissão ao vivo pela internet. Ao todo, 1.924 municípios brasileiros concorreram ao Selo – 431 municípios foram certificados. No Piauí, dos 224 municípios, apenas 59 foram premiados.

O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), entregue a municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira que desenvolvem um trabalho intersetorial e integrado de gestão com foco em resultados concretos para redução das desigualdades que afetam as crianças e adolescentes e garantam seus direitos.

Os avanços são avaliados por meio de metas de melhoria de indicadores sociais que têm impacto na vida de todos. No processo de certificação, o Fundo lança diretrizes e propõe ações concretas, além de acompanhar o município e apoiar na qualificação das políticas públicas.

Ao longo dos últimos quatro anos, a gestão municipal de Oeiras realizou diversas ações, com o propósito de garantir o direito à educação, à saúde, à proteção e à participação social de crianças e adolescentes oeirenses. “É uma alegria constatar que o trabalho integrado e multidisciplinar da nossa gestão gerou tantos frutos e conquistas para nosso município, que avançou na direção da redução das desigualdades sociais e na garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes. A conquista do Selo é a coroação de uma gestão vitoriosa, pautada pelo trabalho e compromisso com o futuro da nossa cidade”, destaca o prefeito José Raimundo.

Da Redação
[email protected]

APPM realizará encontros regionais com prefeitos eleitos e reeleitos

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizará, nesta quarta-feira (9), o evento de abertura do Café com Prefeitos(as), encontro organizado pela diretoria da entidade  que tem como objetivo receber os gestores municipais eleitos e reeleitos nas eleições deste ano.

A abertura será às 8h30, na sede administrativa da APPM, em Teresina, e reunirá os gestores da região dos Carnaubais, Vale do Sambito e Entre Rios. O Café com Prefeitos(as) acontecerá nas demais regiões do Estado e discutirá ações relativas à boa condução das gestões municipais pelos novos prefeitos e prefeitas.

Os próximos locais e datas serão Parnaíba (11/12), Picos (15/12) e Floriano (18/12). “Serão importantes momentos recebemos os novos gestores, acolhendo-os e repassando informações sobre os associados e a atuação da Associação na defesa dos pleitos municipalistas”, pontua o presidente da APPM, Jonas Moura.

Municípios que participarão do Café com Prefeitos(as) desta quarta (9):

MIGUEL ALVES
UNIÃO
LAGOA ALEGRE
JOSÉ DE FREITAS
ALTOS
TERESINA
COIVARAS
PAU D'ARCO
DEMERVAL LOBÃO
NAZÁRIA DO PIAUÍ
LAGOA DO PIAUÍ
BENEDITINOS
ALTO LONGÁ
CURRALINHOS
PALMEIRAIS
MONSENHOR GIL
MIGUEL LEÃO
SÃO PEDRO DO PIAUÍ
AGRICOLÂNDIA
LAGIONHA DO PIAUÍ
BARRO DURO
PASSAGEM FRANCA
OLHO D'ÁGUA DO PIAUÍ
ANGICAL DO PIAUÍ
HUGO NAPOLEÃO
AMARANTE
JARDIM DO MULATO
REGENERAÇÃO
SÃO GONÇALO DO PIAUÍ
ÁGUA BRANCA
SANTO ANTÔNIO DOS MILAGRES
BOA HORA
CABECEIRAS DO PIAUÍ
CAPITÃO DE CAMPOS
BOQUEIRÃO DO PIAUÍ
NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
COCAL DE TELHA
CAMPO MAIOR
JATOBÁ DO PIAUÍ
SIGEFREDO PACHECO
JUAZEIRO DO PIAUÍ
BURITI DOS MONTES
NOVO SANTO ANTÔNIO CASTELO DO PIAUÍ
SÃO JOÃO DA SERRA
SÇAO MIGUEL DO TAPUIO
ASSUNÇÃO DO PIAUÍ
PRATA DO PIAUÍ
SÃO MIGUEL DA BAIXA GRANDE
SÃO FÉLIX DO PIAUÍ
SANTA CRUZ DOS MILAGRES
ELESBÃO VELOSO
AROAZES
PIMENTEIRAS
VALENÇA DO PIAUÍ
FRANCINÓPOLIS
VÁRZEA GRANDE
BARRA D'ALCÂNTARA
NOVO ORIENTE DO PIAUÍ
LAGOA DO SÍTIO
INHUMA
IPIRANGA DO PIAUÍ

Da Redação
[email protected]

Oeiras: SAAE leva água tratada para mais de 60 famílias na zona rural

Foto: Prefeitura de Oeiras

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está levando água tratada para mais de 60 famílias residentes no povoado Alagoinha, zona rural de Oeiras. Após implementar um sistema de distribuição de água doce, o órgão instalou nesta segunda-feira, 07, um dispositivo para realizar o tratamento da água na comunidade.

Há 28 anos, os moradores sonhavam em receber água doce, tratada e com regularidade em suas casas. Com as intervenções realizadas pelo SAAE, o tratamento passa a ser feito através de um dosador de cloro, garantindo a qualidade da água fornecida. 

O processo de clorificação elimina as impurezas que possam existir na água destinada ao consumo humano, adequando o recurso aos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. 

A equipe do SAAE orienta a população da zona urbana e rural de Oeiras a evitar o desperdício de água, para que o fornecimento seja eficiente e sem interrupções. O consumo consciente de água é a base para que o abastecimento seja sempre regular.

Da Redação
[email protected]

Oportunidades aos pequenos empreendedores de Picos

 

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, entregou espaços para autônomos que possibilitou emprego e renda para famílias picoenses.

Inaugurado em 2018, o Shopping do Povo conta com 95 boxes, que abriga autônomos cadastrados. Além disso, o espaço abrigou os ambulantes, que hoje contam com um local que oferta segurança e conforto para desenvolverem suas atividades.

O local se tornou mais um ponto de lazer e encontro para às famílias picoenses, contando com iluminação especial, jardins, banheiro e estrutura hidráulica. O Point Beira Rio foi pensando visando abrigar os trailers das praças Josino Ferreira e Félix Pacheco.

O Shopping do Povo fica localizado na Rua Monsenhor Hipólito, ao lado da Penitenciária Feminina. Já o Point Beira Rio está localizado na Avenida Beira Rio.

Festas e aglomerações estão proibidas em Castelo do Piauí

Foto: cidadeverde.com

Hoje pela manhã (07), o prefeito de Castelo do Piaui Magno Soares, concedeu coletiva  para anunciar as medidas em virtude da aproximação das festas de fim de ano. Magno Soares enfatizou que o Decreto Estadual 19.187 de 04 de setembro de 2020, nunca deixou de estar vigente, e que continua em vigência, mas que agora com maior rigidez na fiscalização. 

Sobre os eventos e shows, o prefeito falou que não serão permitidos. "Com o Ministério Público e a Polícia Militar, a prefeitura não vai permitir a realização de shows". Magno ainda disse que por causa do número de aumento nos casos de Covid-19 e o acréscimo no número de vidas perdidas em Castelo, a preocupação aumentou.

Quanto a realização dos eventos religiosos, o prefeito informou que a igreja Católica já foi contactada e avisada sobre a obrigatoriedade de seguir distanciamento de 2 metros, avisar sobre o uso de máscara e seguir todos os protocolos de saúde nos festejos da padroeira da cidade que se aproximam.

Ainda sobre os festejos, Magno lembrou a proibição da realização das procissões de abertura e encerramento do Festejo, tal como a proibição de parques  de diversões.

Participaram da coletiva  o prefeito Magno Soares, a secretária de saúde Leila Soares, o vice-prefeito Daniel Machado, recuperado recentemente do Covid-19 e o coordenador do comitê de vigilância sanitária Yago Soares.

Monsenhor Gil: autoridades recebem título de cidadania

O município de Monsenhor Gil  através da Câmara de Vereadores realizou sábado(05) a entrega de títulos de cidadania para várias autoridades, dentre elas o deputado João Madson, a deputada Janaína Marques, o secretário Rafael Fonteles, entre outros agraciados. O momento fez parte da programação cívica de aniversário do município, que ainda contou com a entrega de um caminhão compactador e de um ônibus para o transporte escolar,  emendas do deputado federal Fábio Abreu e da deputada Rejane Dias. Entre os presentes ao evento o diretor Geral do Idepi Leonardo Sobral e da deputada Elizângela Moura, vereadores, secretários o prefeito João Luiz e populares.  A prefeitura de Monsenhor Gil temendo o avanço da covid-19 não realizou aglomerações  e no domingo dia do aniversário de 57 anos promoveu uma missa solene pela data. O evento contou com a assinatura da construção de um centro de reabilitação para a cidade de Monsenhor  Gil.

Água Branca lança campanha para combater a poluição sonora

A Prefeitura de Água Branca lançou, nesta sexta-feira (4), uma campanha para conscientizar a população sobre a poluição sonora no município. Na oportunidade, serão distribuídos folders educativos e cartazes por toda a cidade.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Mariana Almeida, é considerada poluição sonora qualquer alteração das propriedades físicas do meio ambiente provocadas por sons e ruídos altos e com frequência. "Esses sons causam uma sensação sonora indesejável de incômodo, aborrecimento e irritação, com afetação direta ou indiretamente à saúde, ao sossego e ao bem-estar da coletividade", declara.

"Água Branca possui uma Lei específica sobre o tema e nossa intensão não é proibir, mas queremos que adotem algumas medidas para evitar eventuais desconfortos ocasionados pelo volume elevado de determinados meios de poluição sonora, como carros de sons e paredões”, finaliza o prefeito de Água Branca, Jonas Moura.

Da Redação

Posts anteriores