Cidadeverde.com

Advogada assume vaga de candidatura do pai em São Braz

A filha do prefeito Nilton Cardoso, que morreu devido a complicações da Covid-19, assumiu a candidatura do pai que disputava a reeleição em São Braz do Piauí. A advogada Deborah Sayonara, de 29 anos de idade, irá concorrer a prefeitura pelo MDB contra os candidatos Lapinha (PP) e Suetônio (PSD). Deborah tem como companheiro de chapa na disputa pelo cargo de  vice-prefeito Gilson Braga, que estava junto  na candidatura de Nilton Cardoso. Nilton disputava à reeleição de prefeito de São Braz do Piauí pelo (MDB) e testou positivo para Covid-19 no período eleitoral. São Braz do Piauí fica distante 606 quilômetros de Teresina, tem um total de 4.444 moradores, e um número de 3.812 eleitores. São Braz tem apenas 26 anos de emancipação política.

Dirceu Arcoverde: 28 candidatos disputam 9 vagas na Câmara Municipal

Foto: reprodução

O município de Dirceu Arcoverde foi emancipado politicamente em 1979. Agora em 2020 completa 41 anos de existência. Nas eleições desse ano,  dois candidatos disputam a atenção dos 5.824 eleitores locais. Dr Ramon(PT) e Reginaldo Gomes(PP). As nove vagas da Câmara de Vereadores de Dirceu Arcoverde,  estão  sendo disputadas por 28 candidatos. Dirceu Arcoverde fica distante 560 quilômetros de Teresina, em pleno semi árido piauiense. No município moram 8.343 pessoas.

Prefeito reclama que teve a casa invadida sem mandado judicial

O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, denunciou que teve a  casa invadida  sem ordem judicial na manhã do sábado (07) pelo promotor, Tulio Ciarlini. Segundo o prefeito, foi um abuso de autoridade, tendo em vista que a justificativa de fazer uma fiscalização sobre medidas de prevenção ao novo coronavírus, o promotor acabou invadindo uma propriedade privada. De acordo com o prefeito, não havia aglomeração na residência, apenas algumas pessoas, que seguiam as recomendações de prevenção, como o uso de máscara e distanciamento. Populares se reuniram na frente da casa do prefeito e se manifestaram contra  o promotor.

Versão do promotor

O promotor enviou uma nota de esclarecimento e um vídeo sobre o fato ocorrido no último sábado e afirma se resguardar pela Lei de flagrante delito criminal. Confira nota na íntegra: 

O promotor de Justiça, Francisco Túlio Ciarlini Mendes, esclarece que nesse sábado (07/11/2020), por volta de 8:45h, recebeu denúncias de que estaria ocorrendo uma caminhada de campanha eleitoral na região da Praça de Eventos de Cocal, em desrespeito às normas sanitárias de enfrentamento à pandemia do Covid-19. Após se deslocar até o local, acompanhado de uma guarnição da PM, foi constatada uma aglomeração de grande número de pessoas na porta e na rua em frente à casa do Prefeito de Cocal, Rubens Vieira, inclusive o portão estava aberto. Além disso, grande quantidade de carros e motos estacionados. Assim, constatando o flagrante de crime de descumprimento de norma sanitária (art. 268 do Código Penal), o membro do Ministério Público do Piauí adentrou ao local, para filmar e constituir provas, uma vez que as pessoas já estavam sendo dispersadas.

Nesse momento, o prefeito mandou fechar o portão, e após isso, ele e seu grupo produziram um vídeo, acusando falsamente o promotor de Justiça de ter invadido a sua casa. É possível ver nos vídeos divulgados que eles somente abriram o portão, após concluído o vídeo, que foi rapidamente divulgado nas redes sociais, sites de notícias e blogs. Portanto, não houve nenhum ato ilegal na ação do promotor de Justiça, que agiu em situação de flagrante delito criminal, resguardado pela lei e pela Constituição Federal.

Vale esclarecer ainda que essas aglomerações na residência do Prefeito, que não é candidato, mas apoia o candidato a prefeito Nonatinho do Sindicato, vem se repetindo ao longo do período de propaganda eleitoral, inclusive, em outra oportunidade, a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária foram acionadas para irem até o local.

 

Candidatos movimentam disputa eleitoral em Inhuma

O município de Inhuma foi fundado em 1954, agora em 2020 fez 66 anos de emancipação política. Em Inhuma moram 14.868 habitantes de acordo com o IBGE. O município fica distante 254 quilômetros de Teresina. Nas eleições desse ano,  dois candidatos disputam a prefeitura da cidade. Um deles é Elbert Holanda(PP). O segundo candidato é Manoel Gonçalves Nunes(MDB). Em Inhuma votam 12.385 eleitores. A cidade tem 41 candidatos a vereador, disputando as 11 vagas na Câmara. O atual prefeito Antonio Rufino da Silva Junior(PT) não disputa a reeleição

MPPI ingressa com ação contra coligações em São João do Piauí

O Ministério Público, por meio da 2ª Promotoria de São João do Piauí, ingressou com uma ação civil  em desfavor das coligações “São João Pode Mais”, “São João Precisa de Nós” e “São João Continuar Avançando”, e os candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito. A ação foi apresentada, pelo promotor de Justiça Jorge Pessoa. Segundo ele tem-se verificado que as coligações  têm promovido eventos relacionados à campanha ,  com  desrespeito às medidas legais e sanitárias de combate à Covid-19, expondo a comunidade a acentuado risco de violação da saúde por meio da proliferação do coronavírus.  A ação requer, a obrigação de não fazer e  em não incitar, nem organizar, realizar e/ou participar de eventos que ocasionem aglomerações de pessoas, como comícios, concentrações preparatórias, caminhadas, carreatas, reuniões com grande número de pessoas e manifestações públicas afins. O órgão ministerial solicita ainda que seja fixada multa no valor de R$ 100 mil, por ato de descumprimento, podendo ser ampliada em reforço à eficácia da decisão judicial, a ser aplicada aos requeridos.

 

Aglomerações estão suspensas na 52ª Zona Eleitoral

Os candidatos nas eleições dos municípios de Água Branca, Hugo Napoleão, Lagoinha do Piauí e Olho D’água do Piauí, estão proibidos de promover, incentivar, realizar, participar ou permitir que se realize qualquer ato de campanha que importe em aglomerações, como comícios, carreatas, passeatas, caminhadas, bandeiraços, reuniões e eventos em geral relacionados. A decisão é do Juiz Eleitoral José Eduardo Couto de Oliveira, da 52ª Zona Eleitoral. O juiz destaca que a medida visa conter a disseminação da COVID-19, acerca de Medidas Higiênico Sanitárias, as Notas e Recomendações técnicas emitidas pelas autoridades sanitárias. A portaria do juíz é datada do dia  03 de novembro. 

Picos e Campo Grande ganham ampliação de conexão com a internet

Dando continuidade à etapa de implantação do backbone aéreo, a Piauí Conectado ampliou a estrutura de conexão já oferecida aos municípios de Picos e Campo Grande do Piauí, resultando em grandes benefícios à população. A equipe técnica realizou a interligação das duas cidades por meio da tecnologia que oferece uma rede de transporte de dados mais veloz e com alta capacidade de trafegabilidade. Ao todo, foram instalados 59 km de fibra óptica no trecho que liga os municípios.

 De acordo com o diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, o backbone aéreo proporciona transmissão de dados mais segura, rede confiável e internet de maior qualidade aos órgãos da administração pública localizados nos municípios. “Órgãos como delegacias, escolas e hospitais poderão ampliar os serviços e oferecer aos moradores de Picos e Campo Grande do Piauí atendimentos mais eficientes”, afirma.

Há quase um ano presente em Picos, o Projeto Piauí Conectado já instalou 35 pontos de conexão em órgãos estaduais da região e levou também sinal gratuito de internet a espaços públicos. Os picoenses podem acessar o WiFi livre, com velocidade de 40 mbps, nas praças Félix Pacheco, Dr. Antenor Martins Neiva e Praça Josino Ferreira.

A auxiliar de serviços gerais, Francisca da Silva Meneses, utilizou a internet da Rede Piauí Conect, disponível na praça Felix Pacheco, em um momento de lazer com a família e comprovou que é de qualidade. “Este serviço é de grande importância para a população da nossa cidade, uma vez que, nem todas as famílias possuem acesso a essa tecnologia. Percebo que a frequência de jovens nesses espaços públicos aumentou. Grande parte da população de Picos e macrorregião utiliza a internet quando necessita”, conta.

Com mais de 70 mil habitantes, Picos é um dos municípios mais importantes do Piauí, com o terceiro maior PIB do estado. Conhecida como Cidade Modelo, a região se destaca como uma das maiores produtoras de mel no Brasil. Além do agronegócio, o comércio é outra atividade que se destaca na região. A internet é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento econômico da cidade. Ao levar conectividade à população, o projeto cria oportunidades, contribuindo para a geração de emprego e renda local.

 Em Campo Grande do Piauí, município que fica na região centro-sul do estado, a chegada da internet de fibra óptica trouxe rapidez na execução dos serviços administrativos na Unidade Escolar Serafim José de Brito, onde estão matriculados mais de 200 estudantes. “Foram agilizados os serviços do sistema iSeduc monitorados pela própria escola. No retorno das aulas presenciais, a internet será de grande contribuição para toda a comunidade escolar”, afirma a diretora da escola estadual, Vanda Maria de Jesus Sá.

Da Redação
[email protected]

Floriano divulga protocolo para o Dia de Finados

A Prefeitura de Floriano, divulgou nesta quinta-feira (29), um protocolo de recomendações ao Dia de Finados, que acontecerá no dia 2 de novembro. Este protocolo, tem como finalidade, redobrar as medidas de prevenção em relação ao novo coronavírus, já que, o Dia de Finados costuma reunir um grande número de pessoas nos cemitérios.

De acordo com o protocolo da Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, fica proibido a celebração de missas ou cultos religiosos, afim de se evitar aglomerações, fica determinado também, a proibição da entrada de pessoas sem máscara nos cemitérios, dentre outros.

Cristalândia do Piauí: prefeito tem candidatura indeferida

O candidato a reeleição a prefeito de Cristalândia, Ariano Messias (PP), teve o registro da candidatura impugnado pela Justiça Eleitoral. A sentença foi proferida pelo Juiz Igor Rafael Carvalho de Alencar. O pedido de impugnação foi feito pelo (PTB) de Cristalândia. Na sentença, o magistrado relembra decisão de rejeição de contas em julgamento realizado pela Câmara  no ano de 2015, referente às contas de gestão do exercício de 2008, seguindo-se parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Piauí". Ele lembra ainda que, no tocante ao julgamento de contas ocorrido no ano de 2015, não houve decisão judicial declarando a nulidade do procedimento, devendo portanto ser o mesmo considerado válido pela Justiça Eleitoral, ainda que outro julgamento tenha ocorrido posteriormente na Câmara anos depois. Seguem na disputa, Alvino Filho(MDB) e o candidato Moisés Filho(PTB). Cristalândia do Piauí fica distante 894 quilômetros de Teresina, já quase na divisa do Piauí com a Bahia. 

Luís Correia: eleições terão oposição dividida

O município de Luis Correia no litoral do estado é uma das localidades piauienses com mais candidatos a prefeito nas eleições deste ano. Os 24.356 eleitores de Luís Correia no período de pré-campanha tiveram sete pré-candidatos ao cargo,  mas apenas 06 deles conseguiram deferimento de candidaturas. Neto Silva(Solidariedade) teve o pedido de registro de candidatura indeferido pela justiça. Seguem na disputa o candidato João Batista (DC), Kim do Carangueijo(PP) na luta pela reeleição, a ex-vice prefeita do município e candidata Maninha(PL), Paulo Cazuza (PSDB), Rafael Silva(PSD), e o candidato Zezé pelo (PV). Luís Correia tem um total de 29.498 moradores, que nunca na história política da cidade tiveram uma eleição de prefeitos com um número tão expressivo de candidatos. 

Posts anteriores