Cidadeverde.com

MPPI recomenda adequações sanitárias no Hospital de Bom Jesus

A Promotoria de Justiça Regional de Bom Jesus expediu, na terça-feira (15), recomendação à diretora-geral do Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, Maria da Guia da Silva Pereira, para que adote as providências necessárias à adequação da unidade de saúde às normas sanitárias, em conformidade com relatório de inspeção elaborado pela Divisa/Sesapi (Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde). A recomendação é assinada pelo promotor de Justiça Márcio Giorgi Carcará Rocha, titular da PJ Regional de Bom Jesus.

O Relatório de Inspeção Sanitária nº 449/2021 foi produzido pelo órgão sanitário após inspeção virtual no hospital de Bom Jesus, realizada em agosto do ano passado. O documento traz uma série de irregularidades encontradas pelos técnicos da Divisa. Em razão dos problemas constatados, o Ministério Público emitiu a recomendação nessa terça-feira.

A recomendação tem 12 itens. Nos sete primeiros, a diretora do hospital é orientada a promover as seguintes ações: definir um programa de controle de infecção hospitalar (PCIH), com metas e prazos; elaborar e implantar protocolo de cultura de vigilância para pacientes procedentes de outros serviços; divulgar os resultados dos dados coletados, interpretados, analisados e discutidos junto com as lideranças do serviço, com vistas a dar conhecimento para as áreas de interesse e obter colaboração no sentido de estabelecer medidas de prevenção e controle. A gestão é instruída a incluir no cronograma de capacitação/treinamento os profissionais do serviço de limpeza; a elaborar, capacitar e implantar os demais protocolos de segurança do paciente e protocolo de transmissão de patógenos multirresistentes; e a realizar as notificações dos indicadores de IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde) elencadas no Sistema Nacional de Notificação.

Três ações da recomendação são destinadas a melhorias nas unidades de internação. A primeira diz respeito a revisão do protocolo de uso seguro de medicamentos e divulgação nos setores da lista de medicamentos de alta vigilância, bem como a capacitação dos funcionários no referido protocolo. A segunda e a terceira consistem na realização de ações de gerenciamento de risco, junto ao Núcleo de Segurança do Paciente, e na disponibilização de pias para higienização das mãos nos postos de enfermagem abastecidas com insumos.

Os dois últimos itens da recomendação são para a providência de lista atualizada com a validade dos extintores de incêndio e a elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

Foi fixado o prazo de 15 dias, a contar do recebimento da recomendação, para que a diretora-geral do Hospital Regional se manifeste sobre o acatamento das orientações dadas pelo Ministério Público. A manifestação da gestora deve ser encaminhada à Promotoria de Justiça Regional de Bom Jesus. A recomendação foi enviada também à Secretaria de Saúde de Bom Jesus e aos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde, para que acompanhem o cumprimento da recomendação e para que, no prazo de 40 dias, encaminhem relatório de visita ao hospital.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais