Cidadeverde.com

Programa Olhar Bem inicia atendimentos em Bom Jesus

No período de 14 a 18 de dezembro, a Secretaria de Estado da Saúde realiza, em Bom Jesus, os atendimentos do Programa Olhar Bem, ação itinerante de Oftalmologia, beneficiando os municípios do território Chapada das Mangabeiras.

Para esse território, serão realizadas quatro mil consultas e 1200 cirurgias de catarata. Os atendimentos serão realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os pacientes que serão atendidos já foram cadastrados pelas secretarias municipais de Saúde.  

Residente na zona rural de Bom Jesus, seu Antônio Manoel do Nascimento, 70 anos, foi diagnosticado com catarata e confessa que já não enxerga há muito tempo. “Estou muito satisfeito com a oportunidade dessa consulta no meu município e, espero que amanhã, depois dessa cirurgia que vou fazer no olho direito eu possa ver tudo”.

Outra paciente que será beneficiada com o programa é dona Helena Oliveira, 67 anos, que mora na comunidade São Bento, também em Bom Jesus. Ela é agricultora e fez a primeira cirurgia de catarata em 2007, pela rede particular, em Teresina. Hoje, ela teve a oportunidade, através do programa, de fazer a consulta e, nesta terça-feira, 15, fará a cirurgia.

“Estou muito feliz com essa chance. Desde a hora que cheguei até o cadastro para a cirurgia gostei da rapidez e do bom atendimento. Amanhã, com fé em Deus, a minha perspectiva é de poder enxergar bem”, ressaltou dona Helena.

No primeiro roteiro, o Programa esteve em Picos, onde foram realizadas 2000 cirurgias de catarata.

Oferta de Oftalmologia

A oferta de serviços de Oftalmologia concentra-se basicamente na capital, onde dos 146 médicos oftalmologistas cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde(SCNES), 114 estão em Teresina e os demais distribuídos em 17 municípios. 

Dos 27 estabelecimentos que realizam cirurgia de catarata pelo SUS, 12 estão localizados em Teresina, demonstrando que 44,4% da oferta do serviço é em único município.

“A ação objetiva exatamente isso: descentralizar os serviços, atendendo o maior número possível de pacientes, em um curto intervalo de tempo, e o mais próximo de sua casa”, afirma o secretário da Saúde Francisco Costa.

Calendário

Bom Jesus: 14 a 18 de dezembro de 2015
Local: UPA
Território: Chapada das Mangabeiras
Floriano: 10 a 16 de janeiro de 2016
Local: UESPI
Territórios: Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueira, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Serra da Capivara 

Catarata

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Para pessoas que têm catarata tem a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.
A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Mas com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.

Dados Piauí

Dados do IBGE apontam que o Piauí possui mais de 350 mil com idade a partir de 60 anos de idade, fase em que a ocorrência da catarata senil começa a ser evidenciada.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais