Cidadeverde.com

Campus de Bom Jesus recebe seminário sobre Violência, Direito e Cidadania

O primeiro Seminário “Violência, Direito e Cidadania”, promovido pela Universidade Estadual do Piauí, por meio da Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Comunitários e Estudantis, aconteceu na última sexta (15), no Campus Dom José Vasquez Dias, no município de Bom Jesus.  O evento contou com o apoio do Ministério Público através do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência-Nupevid.

 O seminário abordou questões relacionadas à mulher no cotidiano, ligadas ao feminicídio, violência doméstica, estupro, e outras violências às quais o público feminino é submetido, conforme informações do Pró-reitor de Extensão, prof. dr. Raimundo Dutra. “Baseados na legislação brasileira, apresentamos os instrumentos que garantem o direito da mulher à proteção, ferramentas dos órgãos governamentais no combate às práticas, como também no atendimento e acompanhamento da mulher violentada. ”, explicou.

O público pôde acompanhar as palestras da Promotora de Justiça e coordenadora do Nupevid, Amparo Paz, sobre “Violência contra Mulher”, e da coordenadora estadual do Forúm das Mulheres no Mercosul, Joselda Nery, sobre “Direito e Cidadania”. Participaram também das discussões os órgãos representativos da comunidade: o Centro de Referência em Assistência Social-CRAS, a Coordenadoria de Mulheres de Bom Jesus e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do município, além de partidos políticos.

Amparo Paz falou que é essencial desconstruir a cultura do machismo e da violência contra mulher nesses espaços de diálogo.  “A comunidade vai ser multiplicadora desses temas expostos, promovendo uma cultura de paz e igualdade de gênero”, destacou.

Um fator positivo apontado pelo Pró-reitor Raimundo Dutra foi a grande participação de homens no evento. “ Eles estavam participando de forma ativa nas discussões. Mais uma vez, isso mostra que é uma preocupação de toda sociedade. E a população masculina tem entendido que deve se preocupar com esse problema”, afirmou.

Outros campi receberão o seminário ainda este ano:

Campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior: agosto
Campus Antônio Geovane Alves de Sousa, em Piripiri: setembro
Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina: outubro.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com