Cidadeverde.com

Bom Jesus conquista Selo Unicef Município Aprovado

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus conquistou o Selo Unicef Município Aprovado, certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e da adolescência. O Selo reconhece o avanço de Bom Jesus na garantia do direito a saúde, educação, proteção e assistência social a suas crianças e adolescentes.

Todo o trabalho realizado pelo Comitê Pró-Selo, criado pela Prefeitura Municipal de Bom Jesus para planejar e realizar ações voltadas à conquista do Selo Unicef, levaram em consideração sete direitos de crianças e adolescentes: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir.

Com capacitação oferecida pelo Unicef a gestores e técnicos das secretarias municipais envolvidas no projeto, foram implementadas novas políticas públicas de atenção a crianças e adolescentes e executadas ações como as Semanas do Bebê, o Serviço de Acolhimento e Fortalecimento de Vínculos e os Fóruns Comunitários.

Para o prefeito Marcos Elvas, a conquista do Selo Unicef Município Aprovado representa o reconhecimento a um conjunto de ações desenvolvidas no ciclo 2013/2016, cujos resultados já são visíveis, pois tem reduzido desigualdades que afetam crianças e adolescentes. “Mais que orgulhosos deste feito, estamos gratos a todos aqueles que se envolveram na busca por esta certificação: gestores e servidores das áreas de saúde, educação, assistência social, esportes, pessoas que se dedicaram durante quatro anos à execução de ações que já estão transformando a vida de pequenos e jovens bonjesuenses”, declarou o prefeito.

Selo Unicef
O Selo Unicef foi concebido como ferramenta de articulação municipal a partir do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e da Agenda Criança Amazônia, iniciativas lideradas pelo Unicef que visam mobilizar esforços do poder público e da sociedade civil e empresas.

A metodologia aplicada na edição 2013/2016 do Selo envolveu 28 Ações Estratégicas a serem executadas pelos municípios e 13 Indicadores de Impacto Social. Foram certificados os municípios que implementaram a partir de 19 das 28 Ações Estratégicas relacionadas a ao menos cinco direitos e que apresentaram a partir de sete indicadores iguais ou superiores aos da média de seu grupo (no caso de Bom Jesus, “Semiárido”).

 

Da Redação