Cidadeverde.com

Setrans e SAC avaliam escopo do Projeto Básico do Aeroporto de Bom Jesus

Representantes da Secretaria da Aviação Civil (SAC), Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) e prefeitura de Bom Jesus participaram, na tarde desta terça-feira (4), da apresentação do escopo do projeto básico, em metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), do Aeroporto de Bom Jesus, região Sul do Estado.

O evento, realizado no auditório da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), contou com a participação do secretário Guilhermano Pires, do diretor de Transportes Modais, Osvaldo Leôncio; do gerente de Operações, Claudio Pontes; e do engenheiro da Setrans, Rommel Pereira. O prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas; a chefe da divisão de projetos da SAC, Isabella Pozzeti Guimarães; e o coordenador de projetos da SAC, Teotônio Freitag; também participaram do evento.

A apresentação, feita através de vídeo conferencia pelo representante do Laboratório LaBIM, em Florianópolis, Rafael Teixeira, apontou as diretrizes para a tomada de decisões sobre situações futuras, como solicitações de alterações ou adequações durante a realização dos serviços, além de definir mecanismos de controle, atribuir funções específicas, estabelecer o que está incluso ou não no projeto, dentre outras demandas.

O secretário Guilhermano Pires destacou a importância do evento e do projeto de construção do Aeroporto de Bom Jesus. “Esta fase é imprescindível para que possamos dar continuidade ao projeto de construção da nova estrutura aeroportuária do município de Bom Jesus, que é de suma importância para a região Sul do Piauí, sobretudo por estar situada em um dos principais polos de produção agrícola do estado”, destacou o gestor, enfatizando a necessidade, também, da inserção de voos regulares no local.

Para o prefeito Marcos Elvas, a construção do aeroporto do município é essencial para o desenvolvimento da região Sul do estado. “Bom Jesus é uma cidade polo e carece, para o seu desenvolvimento pleno, de um aeroporto que viabilize economicamente toda a região. É um trabalho que vem sendo realizado a algum tempo e agora estamos dando mais um importante passo para o andamento desse projeto, que é de fundamental importância para o desenvolvimento não só de Bom Jesus, mais também da região Sul do Piauí.”, afirmou o prefeito.

Como continuidade do escopo do projeto, os técnicos da SAC, juntamente com representantes da Setrans, viajam, nesta quarta (5), para o município de Bom Jesus, onde visitam a área onde será construído o aeroporto.

A apresentação do escopo do projeto básico teve como objetivo a continuidade dos procedimentos necessários à reforma e ampliação da pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Bom Jesus, construção de um novo terminal de passageiros, implantação de balizamento noturno, serviços de cercamento da área patrimonial e operacional, construção de 32 vagas de estacionamento, infraestrutura básica de rede de água, esgoto e energia elétrica, bem como aquisição de equipamentos de auxílio à navegação aérea.

As obras do Aeroporto de Bom Jesus contam com orçamento de R$ 28.040.614,36, dentro do Programa de Aviação Regional do Ministério dos Transportes, com contrapartida de 23% do Governo do Estado, por meio da Setrans-PI.

Metodologia BIM

A utilização da metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção) desde o projeto básico, serve como suporte para reposições de itens de infraestrutura, edificações, sistemas prediais, dados de gerenciamento de instalações, dentre outras informações relevantes para a realização da obra. A metodologia possibilita o rápido acesso a informações atualizadas e dinâmicas, contribuindo para a gestão eficiente durante todo o ciclo de vida do empreendimento, no caso em questão, do aeroporto de Bom Jesus.

Fonte: Ccom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais