Cidadeverde.com

Gestores debatem plano de regionalização do lixo

O Plano de Regionalização de Gestão dos Resíduos Sólidos será debatido nesta terça, (28), no município de Bom Jesus, sul do Piauí. A Secretaria Estadual das Cidades articulou o encontro, que vai esclarecer dúvidas sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Merlong Solano, secretário das Cidades estará presente e vai ministrar a oficina juntamente com o corpo técnico da Secid.


O encontro prevê ainda, a validação, ou seja, a aprovação dos prefeitos para que o plano seja implementado em sua cidade. “É um momento onde os gestores vão tirar suas dúvidas, discutir, e caso concordem com a política, deverão assinar a ata de validação que beneficiará as cidades com adequada gestão de resíduos e fim do lixões, um problema que ainda persiste em todo estado”, destacou Merlong Solano.

A validação do projeto pelos prefeitos é o primeiro passo para que a realidade de gerenciamento do lixo que existe hoje, possa ser mudada e garantir benefícios para os piauienses.

A Secid deve visitar todos Territórios de Desenvolvimento que o Piauí é dividido. A previsão, é que até final de março as oficinas já estejam concluídas nos municípios sedes da gestão dos resíduos.  A Política foi sancionada pelo ex-presidente Lula, depois de 21 anos de tramitação no Congresso Nacional A PNRS determina que até 2014, o Brasil acabe com todos os lixões no país.


Fonte: APPM 

Curso capacita conselheiros do Estado em Bom Jesus

Foi realizado na cidade de Bom Jesus o Segundo Módulo do Curso de Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí. O curso abriu as atividades de capacitação do ano de 2012 e tem por objetivo o alcance da meta inicial em capacitar os 1.024 conselheiros do Estado.

O Secretário da Assistência, Francisco Guedes, acredita que a qualificação contribui, entre outras atribuições, para a prática do próprio Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “O benefício é mútuo, tanto para o profissional que atua nos Conselhos quanto para a sociedade que precisa ter um acesso facilitado às disposições do ECA assim como do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo”, reforçou.

A parceria com a Universidade Estadual do Piauí e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente tem fortalecido o projeto que é oriundo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Nesse sentido a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) tem sido um canal importante viabilizando a expansão dos cursos dentro do Estado do Piauí.

No curso, que segue até domingo, os conselheiros participarão de aulas presenciais, que serão complementadas por orientações prestadas através da Plataforma Moodle (via internet). Serão apresentados temas como Convivência Familiar e Comunitária, Sistema de informação para Infância e Adolescência e Sistema Único da Assistência Social.

Fonte:http://www.suldopiaui.com

Posts anteriores