Cidadeverde.com

Pessoas com mais de 18 anos que não receberam 1° dose devem se vacinar hoje em Campo Maior

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior está convocando todas as pessoas a partir de 18 anos de idade que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 para receberem o imunizante nesta terça-feira, dia 26 de outubro.

Apesar do município já ter avançado na vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, muitas pessoas adultas ainda procuram os pontos de imunização solicitando a administração de primeira dose. O mutirão de vacinação para este público vai acontecer na Praça Valdir Fortes, a partir das 8h da manhã.

De acordo com a cordenadora de Imunização do município, isso acontece porque muita gente ainda insiste em escolher a vacina que quer receber: “Muita gente ainda procura por vacina específica, e quando essas pessoas chegam aqui e não tem a vacina do seu interesse, ela volta e diz que vai aguardar uma nova remessa. Muitas vezes, a pessoa nem chega a vir. Se ela tomar conhecimento da vacina que está sendo aplicada e não for a do seu interesse ela nem vem”, explicou Patrícia Rodrigues.

Ainda segundo a coordenadora, escolher vacina pode ser perigoso porque expõe a pessoa ao contágio, além de atrasar o processo de imunização: “Quando se escolhe a vacina, a pessoa fica exposta à contaminação porque ela prefere esperar, e nesse intervalo ela pode ter contato com o vírus. Além disso, essa atitude atrapalha o processo de imunização porque ao invés de avançar para outros públicos, nós precisamos ficar fazendo repescagem”, destacou.

Patrícia garante que todas as vacinas usadas no Plano Nacional de Imunização (PNI) são eficazes: “As vacinas dos 4 laboratórios que estão sendo usadas em Campo Maior são seguras e eficazes. Receber a vacina disponível é importante. Além diso, fazemos um apelo para que as pessoas não deixem de receber a segunda dose. Somente com duas doses é possível garantir o máximo de eficácia na imunização”, reforçou.

João Bandeira
Com informações Ascom