Cidadeverde.com

Campo Maior e Hemopi coletam 309 bolsas de sangue durante campanha

A Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) promoveram campanha de doação de sangue em Campo Maior neste sábado (05/11).

A ação aconteceu na Escola Cívico-Militar Coronel Octávio Miranda ao longo de todo o dia e contou com adesão de centenas de pessoas. Ao todo, a campanha conseguiu coletar um total de 309 bolsas de sangue, além de 46 cadastros para a doação de medula.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 a 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos; e estar alimentado. No dia da coleta, o doador não deve ingerir alimentos gordurosos antes da doação; deve ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; e apresentar documento oficial de identificação com foto.

“Uma única doação de sangue, de 450 mililitros, é suficiente para salvar a vida de até 4 pessoas. Foi muito positiva a adesão dos campo-maiorenses em colaborar com esta campanha. Estamos muito satisfeitos em nos unir para mantermos nos nossos bancos de sangue com reservas suficientes para atender a quem precisa”, destacou a secretária de Saúde, Dorilene Vidal.

João Bandeira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais