Cidadeverde.com

Carreta “Roda-Hans” de prevenção à hanseníase está em Campo Maior

O Município de Campo Maior recebe, entre os dias 16 e 18 de maio a “Carreta da Saúde – Hanseníase”. A Carreta é equipada para funcionar como uma unidade de saúde itinerante destinada a ações que visam a busca ativa de casos de hanseníase. A Carreta Roda-Hans está estacionada no Complexo Valdir Fortes, onde acontecem os atendimentos.

A ação acontece através de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o apoio da Prefeitura de Campo Maior, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além de Campo Maior, pacientes de outros municípios da Região dos Carnaubais também recebem atendimentos.

Campo Maior está classificada como um município de elevada taxa de detecção, portanto, para melhorar nossos indicadores, fizemos adesão ao projeto visando diagnosticar casos precocemente e evitar sequelas graves, muitas delas irreversíveis, destacou a secretária de Saúde, Dorilene Vidal.

Conhecida comumente como lepra, a hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e reduz a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas com perda ou alteração de sensibilidade em áreas como mãos, pés e olhos, mas também pode afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas. A transmissão ocorre por meio das vias respiratória (tosse, espirro, fala e respiração).

Da Redação