Cidadeverde.com

Comemorações em alusão 189 da Batalha do Jenipapo começam hoje

Marcando as comemorações alusivas aos 189 da Batalha do Jenipapo, uma sessão solene está sendo realizada nesta segunda-feira (12) na Câmara Municipal de Campo Maior. Todos os deputados estaduais do Piauí foram convocados a participar do evento respondendo a uma solicitação do prefeito Paulo Martins de transformar Campo Maior na capital do legislativo como forma de homenagear os piauienses que lutaram na mais sangrenta das batalhas travadas pela Independência do Brasil.
 
Além de homenagear os piauienses, a sessão tem como objetivo revelar a importância da batalha para o Piauí e também para o Brasil.
 
Entre os deputados que já se encontram em Campo Maior estão os deputados petistas Fábio Novo, Flora Isabel e João de Deus.
 
Nesta terça-feira (13) o governo do estado homenageará personalidades que contribuíram com a História do Piauí, oferecendo a eles a Comenda do Mérito Renascença. Esta, por sua vez, é atribuída aos cidadãos que trabalham em busca da igualdade social, bem como aquelas que trabalham para o desenvolvimento do país e do Piauí. 

Entre os homenageados estão o diretor do Banco Mundial, Makhtar Diop, o procurador federal do Trabalho, Luzardo Soares, o compositor e intérprete José Quaresma, além do design gráfico Tupy Neto.

Além da entrega da comenda, a Batalha do Jenipapo será relembrada e resgatada na através da realização de solenidades que contarão com a presença do governador Wilson Martins, bem como de convidados. Na programação consta a realização de uma missa em ação de graças na Catedral de Santo Antônio, culto na Primeira Igreja Batista de Campo Maior e a solenidade cívico-militar em comemoração aos 189 anos da Batalha, no Monumento Heróis do Jenipapo.

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Segundo registros históricos de 200 a 400 piauienses e cearenses perderam a vida e mais de 500 foram feitos prisioneiros pelas tropas portuguesas comandadas pelo major João José da Cunha Fidié.

Confira a programação:

12h - Missa em Ação de Graças. Local: Catedral de Santo Antônio

14h - Culto em Ação de Graças. Local: Primeira Igreja Batista de Campo Maior. Endereço: Rua Siqueira Campos, 489 - Centro

16h - Solenidade Cívico-Militar em Comemoração aos 189 anos da Batalha do Jenipapo. Local: Monumento Heróis do Jenipapo

- Entrega da Medalha Heróis do Jenipapo

- Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí

- Desfile Militar

- Apresentação da peça teatral A Batalha do Jenipapo


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais