Cidadeverde.com

Personalidades serão homenageadas nos 189 anos da Batalha do Jenipapo

Em alusão aos 189 anos da Batalha do Jenipapo, a cidade de Campo Maior realizou, na manhã desta segunda-feira (12) uma sessão especial com os deputados do estado do Piauí, transformando a cidade na capital do legislativo. Nesta terça-feira (13), dia oficial da sangrenta luta, as comemorações continuam com a realização de missa e culto, entrega de comendas, solenidade cívico-militar e encenação teatral.

No Monumento do Jenipapo estarão reunidos professores, estudantes, campomaiorenses, militares e autoridades homenageando os heróis da luta.

A Comenda do Mérito Renascença será entregue a personalidades que contribuíram com a História do Piauí, como forma de reconhecimento aos cidadãos que trabalham em busca da igualdade social, bem como aquelas que trabalham para o desenvolvimento do país e do Piauí. 

                     O compositor e intérprete, José Quaresma, será um, dos homenageados

Entre os homenageados estão o diretor do Banco Mundial, Makhtar Diop, o procurador federal do Trabalho, Luzardo Soares, o compositor e intérprete José Quaresma, além do design gráfico Tupy Neto.

                      Diretor do Banco Mundial, Makhtar Diop

Além da entrega da comenda, a Batalha do Jenipapo será relembrada e resgatada na através da realização de solenidades que contarão com a presença do governador Wilson Martins, bem como de convidados. 

Na programação consta a realização de uma missa em ação de graças na Catedral de Santo Antônio, culto na Primeira Igreja Batista de Campo Maior e a solenidade cívico-militar em comemoração aos 189 anos da Batalha, no Monumento Heróis do Jenipapo.

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Segundo registros históricos de 200 a 400 piauienses e cearenses perderam a vida e mais de 500 foram feitos prisioneiros pelas tropas portuguesas comandadas pelo major João José da Cunha Fidié.

Confira a programação:

12h - Missa em Ação de Graças. Local: Catedral de Santo Antônio

14h - Culto em Ação de Graças. Local: Primeira Igreja Batista de Campo Maior. Endereço: Rua Siqueira Campos, 489 - Centro

16h - Solenidade Cívico-Militar em Comemoração aos 189 anos da Batalha do Jenipapo. Local: Monumento Heróis do Jenipapo

- Entrega da Medalha Heróis do Jenipapo

- Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí

- Desfile Militar

- Apresentação da peça teatral A Batalha do Jenipapo


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais