Cidadeverde.com

Gerência de trânsito emite alvarás a mototaxistas

Mototaxistas de Campo Maior começam a trabalhar legalizados a partir desta segunda-feira (02). Os profissionais estão recebendo alvarás de funcionamento, depois que o promotor Cláudio Bastos exigiu que fosse feita fiscalização pela polícia militar, para o cumprimento da resolução de Nº 350 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de 10 de junho de 2010.


Depois de se reunir com os mototaxistas, a gerência de trânsito planeja implantar uma padronização para a oficializar a categoria no município. De acordo com a lei, existem alguns requisitos para quem pretende exercer a profissão de motofrete. Dentre essas estão: ser membro da associação, maior de 21 anos, possuir CNH categoria “A” por pelos menos 02 anos e curso de condução de passageiro de 30 horas.

Segundo Reginaldo Costa, gerente de trânsito, apenas a minoria está com todas as exigências em dias.“Aqueles que não possuem, estamos providenciando suas qualificações para credenciamento”. 

Com a legalização do serviço,os profissionais serão microempreendedores inscritos no EI, receberão placa vermelha, uma outra placa amarela indicativa, numeração no tanque, e ainda numeração para dois capacetes.

Também estão sendo providenciandos os pontos para os mototaxistas em torno de 12 a 15 lugares, que estarão devidamente sinalizados, “Já conversei com o prefeito Paulo Martins que faz questão que os profissionais tenham locais com referência para poderem exercer sua profissão com dignidade”, argumenta Reginaldo.

A legalização da profissão trará benefícios também para os usuários desse tipo de transporte, uma vez que os mototaxistas precisarão passar por um curso de condução de passageiro de 30 horas/aula. 

"No intuito de incentivar os mototaxistas a estarem com a documentação em dia, entramos em contato com auto escolas de Teresina para poder diminuir os custos destes profissionais com essa qualificação", finaliza Reginaldo Costa, gerente de trânsito.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais