Cidadeverde.com

Equipes realizam diagnosticos de DSTs nos Festejos de Campo Maior

Testes rápidos para o diagnóstico  de doenças sexualmente transmissíveis estão sendo realizados durante os Festejos de Santo Antonio, em Campo Maior, que se encerra nesta quarta-feira (13). O objetivo da ação é incentivar e conscientizar a população sobre a importância da realização de exames contra Aids, Sífilis e Hepatite B e C, ressaltando a importância de um diagnóstico precoce. 


Segundo o coordenador da 5ª Regional de Saúde, Denílson Fortes, o teste rápido é uma novidade para o interior do Estado, pois, ao mesmo tempo em que oferece uma importante oportunidade, retira as dúvidas sobre o teste de Aids, bem como as falsas informações de que se trata de algo complicado e com custo elevado. 

“Agora, tudo ficou mais fácil, pois esses testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo; trazem à população exames com padrão de qualidade do Ministério da Saúde”, destacou.

A ação, implantada através do projeto Fique Sabendo, é uma idealização do Ministério da Saúde, em parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a 5ª Coordenação Regional de Saúde, com sede em Campo Maior, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde

Como é realizado o teste

O processo completo consiste na coleta de sangue e no aconselhamento antes e depois do teste. Primeiramente, o sangue é colocado em um dispositivo de testagem. Para chegar ao resultado, o profissional que o realiza segue um fluxo determinado cientificamente. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado.

Em caso de resultado positivo, é feito outro teste para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. Distribuído gratuitamente para serviços de saúde da rede pública, o teste rápido é utilizado na maior parte das ações do Fique Sabendo, principalmente, pela agilidade e praticidade.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais