Cidadeverde.com

Fazenda Trabalhado: 300 anos de tradição e história em Campo Maior

Sertão a dentro, 16 km após Campo Maior, o piauiense pode conhecer uma verdadeira casa de fazenda, que preserva mais de 300 anos de história e tradições.


Território de heróis de guerra, e família ricas do Piauí, a  Fazenda Trabalhado é hoje, um dos pontos turísticos com maior potencial do Projeto Roteiro Turístico Entre Rios, lançado nesta quinta-feira (27).


O Sebrae no Piauí pretende com esse roteiro, divulgar, promover  e incentivar o turismo rural, prática ainda pouco usada pelos que  viajam pelo meio norte do Brasil.

Palco de histórias de amor e até de filmes, a fazenda conta através do seu grandioso alpendre e dos seus móveis e retratos envelhecidos pelo tempo, que preservar o passado é bem mais que  viver o que se foi, e sim uma maneira eficiente se dar conta de como o dia-a-dia da cidade grande deixa de fazer sentido ao conhecer a calma do interior.


Jaqueline Fortes, proprietária da fazenda, é quem administra esse  verdadeiro arquivo de museu em sua casa. De braços abertos e  sempre com um caloroso sorriso no rosto é ela quem recebe todos  os visitantes que tem a sorte de fazer essa verdadeira viagem no tempo.

"Silêncio, é assim que se aproveita de verdade o turismo rural", afirma a proprietária em suas boas-vindas.


Herança de sua avó adotiva, a fazenda de 5200 hectares de terra ocupa agora um espaço privilegiado neste novo roteiro, que  pretende em alguns anos, desviar a atenção das pessoas do litoral  e traze-las para conhecer as preciosidades do sertão.


A recepção da comitiva do Sebrae foi feita por vaqueiros, que são os verdadeiros trabalhadores da fazenda, em seguida uma verdadeira aula de história enche os olhos de todos e leva a saudosa "fazendeira" às lágrimas".

Se não fosse a generosidade de minha avó adotiva, não sei que  seria isso tudo", conta Jaqueline, emocionada.

A fazenda ainda não está aberta para a visitação do público, mas  após algumas adaptações promete hospedar grupos e famílias que  buscam a paz e a tranquilidade de um lugar cercado de animais e  natureza.

Queijos, geléias e pratos típicos da culinária piauiense enchem os olhos e os pratos de todos que querem desfrutar do verdadeiro sabor do sertão. Até o queijo quentinho, feito na hora aparece de surpresa para ser saboreado.

Um túnel perdido para o passado. É essa a sensação que o turista que visita a Fazenda Trabalhado leva para casa.


Rayldo Pereira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais