Cidadeverde.com

MP pede interdição da carceragem do 1º DP

O Ministério Público de Campo Maior, através do promotor Cláudio Bastos, encaminhou ao juiz Edson Alves da Silva, da 1ª vara de execução penal de Campo Maior, pedido de interdição total da carceragem do 1º Distrito Policial e a imediata remoção dos presos para a Casa de Custódia de Teresina até que sejam adotadas medidas que garantam a salubridade do local.


"As condições são insalubres, não há fornecimento de alimentação, os banheiros são fétidos, iluminação e ventilação também são precárias. Outro problema grave é a ausência de um detector de metal, inclusive em uma das fugas recentes, acredita-se que a serra utilizada para cortar a grade entrou dentro da alimentação", descreve o promotor. 

De acordo com o representante do MP, o local não oferece segurança para os policiais e são necessárias medidas para adequar o 1º DP às exigências da legislação em vigor. 

"A medida é necessária também para evitar a fuga de presos, o que ultimamente vinha acontecendo. No pedido também solicitamos que o local ofereça um número maior de vagas do que está sendo disponibilizado atualmente na delegacia ”, reitera Bastos.

No Distrito Policial, apenas duas das três celas estão em funcionamento, ainda que precário, e abrigam cerca de sete detentos. A última fuga aconteceu no início do mês de abril. 

O juiz Edson Alves da Silva deve se pronunciar sobre a solicitação do Ministério Público em um prazo de 10 dias. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Portalcampomaior
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais