Cidadeverde.com

Projeto faz interligação de maternidades em três cidades do Piauí

De 10 a 14 de junho, o projeto Registrar do Governo Federal fará a interligação de maternidades aos cartórios locais nos municípios de Campo Maior, Castelo do Piauí e São Miguel do Tapuio, ação esta, que visa erradicar o sub-registro de nascimento no Estado do Piauí.


No dia 10 de junho, o município de Campo Maior receberá os técnicos do Tribunal de Justiça, responsáveis pelo treinamento do sistema de informatização que interliga maternidades ao cartório do município dando celeridade ao processo de registro civil dos recém-nascidos.

A interligação do cartório às maternidades em Campo Maior inicia em 11 de junho, no mesmo dia, o município de Castelo do Piauí, também terá os profissionais das maternidades capacitados e prontos para o início da interligação, prevista para o dia 12 de junho.

Já o município de São Miguel do Tapuio passará por capacitação e início da interligação de sua maternidade ao cartório nos dias 13 e 14 de junho.

No Piauí, as ações do projeto Registrar têm a parceria da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) e prefeituras municipais.

De acordo com a diretora da Unidade de Direitos Humanos da Sasc, Cícera Andrade, a cobertura do projeto Registrar em mais três municípios no Piauí é mais um passo numa intenção ainda maior de se fazer em um futuro breve a interligação de todas as maternidades aos cartórios do Estado. “As ações do Registrar têm a importância de assegurar o direito do registro civil de nascimento a todos os brasileiros. Estamos oportunizando com esse trabalho a cidadania, mediante ações que garantirão serviços básicos como, saúde, educação e, principalmente, a expedição da carteira de identidade. A Sasc, em parceria com a Corregedoria de Justiça do Estado, firma parceria não só no campo técnico, mas também no propósito de fazer toda a cobertura do Registrar no Estado”, finaliza.    

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais