Cidadeverde.com

PSFs de Campo Maior obtém conceito "Bom" do Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior anunciou a expansão do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) a todas as equipes do PSF do Município, significando a melhor prestação de serviço por parte dos profissionais da estratégia de saúde. As equipes dos PSF de Campo Maior conseguiram a segunda maior nota de desempenho do Ministério da Saúde.


O anúncio foi feito durante a realização, nessa quarta-feira, 12/06, no Auditório do SAAE, do I Encontro do 2º Ciclo PMAQ do município. A reunião foi realizada com as Equipes de Atenção Básica do Município (ESF, ESB, NASF e CEO), tendo como foco principal a finalização da primeira fase de implantação do PMAQ, que é a de adesão e contratualização das equipes e do município com o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

O PMAQ trata-se de um programa nacional que busca incentivar e incrementar a qualidade da assistência, através da indução de ampliação do acesso e melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

O PMAQ encontra-se em seu 2º ciclo de implantação nacional, o primeiro ocorreu nos anos de 2011 e 2012, oportunidade na qual o município de Campo Maior realizou a adesão de 6 de suas equipes de atenção básica.

A Supervisora de Projetos em Saúde, Lúcia Leonara Alves, explicou que o PMAQ trabalha com a certificação por desempenho, onde o município consegue, conforme performance das equipes de atenção básica, melhorar a transferência de recursos federais para a saúde.

Ela informou que Campo Maior foi certificado com desempenho acima da média, obtendo a certificação “Bom” do Ministério da Saúde, como a certificação trabalha com 4 níveis de classificação (insuficiente, regular, bom e ótimo).

“O objetivo da Secretaria, pactuado conjuntamente com a totalidade de equipes do município (19 ESF, 19 ESB, 2 NASF e 1 CEO), é atingir o escore ótimo e desta forma incrementar uma melhoria significativa dos serviços de saúde, especificamente da atenção básica, principal porta de entrada dos usuários do SUS, uma vez que, através do aumento desse incentivo a Secretaria poderá melhora a oferta de materiais, insumos, medicamentos e equipamentos nas unidades de saúde”, disse Lúcia Alves.

Fonte: Portal Campo Maior

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais