Cidadeverde.com

Escolas da rede municipal de Campo Maior terão Projetos de Educação Ambiental

Sete escolas da rede municipal de Campo Maior vão desenvolver um projeto de educação ambiental sustentável, do Ministério da Educação por meio do FNDE, que selecionou as unidades do município, sendo quatro escolas das zonas rural e três da urbana. Na semana passada houve um encontro no Auditório da Secretaria Municipal de Educação para explicar a operacionalidade do Manual Escolas Sustentável.  A Secretaria de Desenvolvimento Rural também entra como parceira.


Segundo a gerente de projetos da Secretaria Municipal de Educação de Campo Maior outras secretarias estarão envolvidas no Projeto, que tem como objetivo promover ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e de ensino. Serão repassados para as escolas recursos de acordo com o número de alunos, variando de R$ 8  a 14 mil. A professora Zildene Mourão vai coordenar o projeto nas escolas.

Entre as escolas selecionadas em Campo Maior estão Hilson Bona que vai trabalhar com resíduos sólidos, Milton Soldani Afonso com a coleta seletiva e a preservação do meio ambiente e a terceira da cidade é o CAIC- que vai arborizar e implementar paisagismo na escola.


Na zona rural serão: LINOCA GAYOSO – Implantação de um posto de fomento de mudas nativas e exóticas (arborífera, ornamental, medicinal e frutífera); MAROQUINHA BONA – Identificar as plantas medicinais usadas pela comunidade do entorno, suas indicações e formas de uso; REGINA BONA – Implementar o ecoturismo local através do conhecimento das áreas ambientais dos arredores da Barragem dos corredores.

Outra escola da zona rural é: RAIMUNDO PEREIRA – Implantar ações educativas ambientais na área de abrangência da Barragem dos Corredores, visando à busca da consciência ambiental e o fortalecimento da cidadania da comunidade rural do entorno, bem como a geração de benefícios sociais e econômicos.

“As escolas são os espaços por excelência onde os debates, as ações e as mudanças de comportamentos devem acontecer. Fomos informados pelo MEC que sete escolas do município receberiam recursos e por iniciativa da Secretaria de Educação achamos interessante envolver outras secretarias municipais tendo em vista que o propósito do prefeito Paulo Martins e das políticas públicas são de intersetorialidades. Visando uma mudança maior, a Secretaria Municipal Meio de Ambiente nos ajudou a elaborar os projetos”, disse a coordenadora de Projetos da SEMED Lucimeire Barros.

Cada escola vai elaborar um projeto com um tema dentro da sustentabilidade ambiental. “Vamos trabalhar a questão da arborização, coleta seletiva de lixo, gerenciamento dos resíduos sólidos e outros temas envolvendo professores, estudantes e a comunidade. Vamos utilizar equipamentos que possam concretizar a realização deste projeto e os resultados serão as mudanças das práticas, adotando novos conceitos”, explicou a coordenadora da SEMED.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais