Cidadeverde.com

Campo Maior institui coleta seletiva após convênio com catadores

A Prefeitura de Campo Maior celebrou,  na segunda-feira, (09/02), o convênio com a Associação de Catadores de Resíduos Sólidos, instituindo a coleta seletiva de lixo como política de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Município. O objetivo maior do convênio é a utilização da mão de obra dos catadores, no Projeto de Coleta Seletiva do município, e estabelecendo uma 'Bolsa Coleta', à categoria.

Presentes ao evento a vice-prefeita Sílvia do Caú, os catadores, e pessoas da associação, vários secretários envolvidos, como a de Meio Ambiente, Conceição Paz, o de Limpeza e Iluminação Pública Antônio Lustosa, a de Desenvolvimento Social Conceição Lima, o de Habitação Rogério Loiola, o de Relações Institucionais Cesar Robério, coordenadores, gerentes e outros profissionais.

A assinatura do convênio com os catadores é considerada um momento importante para Campo Maior no gerenciamento de resíduos sólidos. Com o convênio eles vão participar da seleção dos resíduos nos locais onde forem acondicionados. A prefeitura vai conceder um incentivo financeiro, uma espécie de bolsa e tudo o que eles recolherem vão também comercializar para seus sustentos.

Na oportunidade da assinatura do convênio foi entregue também um certificado de honra ao mérito aos comerciantes, como amigos dos catadores,  e equipamentos de proteção individual as famílias. Com este passo, os catadores vão sair de vez do aterro sanitário. O material também reciclável não chegará mais ao aterro, só o lixo orgânico. Isto representará uma utilização mais longa ao aterro.

“O projeto também conta com o apoio da sociedade de um modo geral e também dos comércios, que soma uma média de 30% de todo o resíduo recolhido no município”, explicou o secretário de Limpeza Antônio Lustosa.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais