Cidadeverde.com

Com 13 bairros alagados Campo Maior decreta emergência

As fortes chuvas que atingem Campo Maior causam alagamentos em pelo  menos 13 bairros do município, várias comunidades rurais isoladas e já  deixam mais de 80 famílias desabrigadas. Com a situação de calamidade, o  prefeito Professor Ribinha decretou na manhã desta sexta-feira (05/04) 
estado de emergência.

“É uma situação que está se intensificando. Estamos trabalhando para  retirar as famílias das áreas de risco e levando para locais seguros. É  muita gente atingida e o município não tem condição de atuar sozinho. 

Precisamos da ajuda do Estado, da população, da iniciativa privada. Por  isso o decreto para facilitar a chegada de ajuda”, explicou o prefeito.

Durante a madrugada, o volume da água subiu drasticamente e atingiu os  bairros Água Azul, Flores e Califórnia. Equipes da Defesa Civil e da  Secretaria de Assistência Social iniciaram o  Plano Municipal de  Contingência com a retirada de famílias e organização de abrigos. Pela  manhã, a água atingiu outros bairros e as demais secretarias municipais 
integraram a força tarefa.

A Defesa Civil do município afirma que mais de 2 mil pessoas podem ser  atingidas pelos alagamentos. O superintendente Edilson da Vargem orienta  que as famílias não devem permanecer nas casas invadidas pela água. Há  preocupação também com idosos, crianças e portadores de necessidades  especiais. A previsão meteorológica alerta para temporais em Campo  Maior, o que pode agravar a situação.

Ajuda

Quem precisar de ajuda pode entrar em contato com a Defesa Civil do  município através telefone (86) 98163.0575. O município realiza um  mutirão para arrecadar alimentos, água, material de higiene, roupas,  roupas de cama, colchões etc. As ajudas podem ser deixadas na Secretaria  de Assistência Social. A prefeitura precisa ainda de voluntário, carros  e caminhões.

Fonte: Ascom