Cidadeverde.com

Darwin day

12 de fevereiro é uma data comemorada no mundo todo como Darwin Day. A data comemora o nascimento do naturalista inglês Charles Darwin. Mas quem foi Charles Darwin e qual a sua contribuição?

Charles Robert Darwin nasceu em Shrewsbury, Inglaterra em 12 de fevereiro de 1809 e faleceu em Downe, Kent, Inglaterra em 19 de abril de 1882. Foi um naturalista, geólogo e biólogo britânico que ficou conhecido por seus trabalhos que resultaram nos avanços e progressos sobre Evolução dos Seres Vivos. A sua Teoria da Evolução por meio da Seleção Natural foi resultado dos seus estudos e dos estudos desenvolvidos de modo independente pelo também naturalista britânico, Alfred Russell Wallace. Darwin estabeleceu a ideia que todos os seres vivos descendem de um ancestral em comum, argumento com boa aceitação e considerado um conceito fundamental no meio científico. No corpo de sua teoria propôs que os ramos evolutivos são resultados de seleção natural e sexual, onde a luta pela sobrevivência resulta em consequências similares às da seleção artificial.

Sua obra mais importante é o livro “A Origem das Espécies”, cujo a primeira edição esgotou no mesmo dia em que chegou às livrarias, causando espanto na sociedade e comunidade científica da época, e conseguindo grande aceitação nas décadas seguintes, superando a rejeição que os cientistas tinham pela ideia da transmutação de espécies. Já em 1870, a evolução por seleção natural tinha apoio da maioria dos intelectuais. Sua aceitação quase universal, entretanto, não foi atingida até à emergência da síntese evolutiva moderna entre as décadas de 1930 e 1950 quando um grande consenso consolidou a seleção natural como o mecanismo básico da evolução. A teoria de Darwin é considerada o mecanismo unificador para explicar a vida e a diversidade na Terra.

Um resumo sobre a vida de Charles Darwin retirado da Wikipédia:

Nome completo

Charles Robert Darwin

Nascimento

12 de fevereiro de 1809 em Shrewsbury, Shropshire, Reino Unido

Morte

19 de abril de 1882 (73 anos), Downe, Kent, Reino Unido

Residência

Down House, Downe, Kent, Reino Unido

Progenitores

Mãe: Susannah Darwin; Pai: Robert Darwin

Cônjuge

Emma Wedgwood

Ocupação

  • Cientista natural
  • Geólogo

Principais trabalhos

A Origem das Espécies (1859); A Descendência do Homem e Seleção em Relação ao Sexo (1871)

Prêmios

Membro da Royal Society (1839); Medalha Real (1853); Medalha Wollaston (1859); Medalha Copley (1864); Legum Docto (Honorário), Cambridge (1877)

Religião

Agnóstico (anteriormente anglicanismo)

Já escrevemos em outras ocasiões sobre Charles Darwin aqui no Ciência Viva. Reveja.

Feliz Darwin Day!!!

(Com informações da Wikipédia)