Cidadeverde.com

Biodiversidade do Meio Norte: mais uma chance de falarmos sobre o tema

Será lançado no próximo dia 11 de março no Auditório do TROPEN, às 17h, Universidade Federal do Piauí (UFPI), o terceiro volume do livro Biodiversidade do Meio Norte do Brasil: conhecimentos ecológicos e aplicações, resultado do esforço de publicação de 46 pesquisadores radicados nos Estados do Piauí e do Maranhão. O livro fecha uma série de três volumes iniciada em 2016 com continuidade em 2018 e fechando o ciclo agora em 2020.

Este volume traz 12 artigos que investigam a diversidade das plantas, com estudos inéditos na área das plantas de restingas do Maranhão, Caatinga do Piauí e Cerrados em áreas do Piauí e do Maranhão. Os estudos abordam ainda propriedades medicinais de algumas plantas e estudos sobre a anatomia e aspectos da mutagenicidade de algumas espécies. Fecham o livro dois artigos abordando animais: diversidade de mamíferos do Cerrado e sobre a conservação de aves nativas em zoológico. Todos os trabalhos são resultado de pesquisas inéditas desenvolvidas em diferentes níveis: fruto de iniciação científica ou realizada em pós-graduações Lato Sensu (cursos de Especialização) ou Stricto Sensu (Mestrados ou Doutorados) organizado por universidades de um dos dois estados.

A publicação de estudos científicos é um importante aspecto dos investimentos feitos em pesquisa, pois boa parte da população desconhece o que é feito nas universidades. Sem conhecer o que se desenvolve em laboratórios ou campos de experimentação pouco se valoriza aspectos de grande relevância. As publicações abrem espaço para discussão do conhecimento acumulado e geram perspectivas de novos estudos nas diferentes áreas abordadas. Os livros se revestem de um meio importante de divulgação, muito embora alguns pesquisadores prefiram a publicação em revistas e outros tipos de veículo, especialmente em razão dos custos. É importante explicar que os custos desta publicação são da responsabilidade dos próprios autores, pois nenhuma agência que fomente este tipo publicação reservou recursos para apoiá-la.

No ano passado publicamos aqui no Ciência Viva um convite para o lançamento do Volume 2 desta série. Desde 2011 atuo na organização de obras da relevância desta, popularizando estudos que poderiam ter permanecido sem a devida divulgação e que se mostraram relevantes para o desenvolvimento da pesquisa local. Alguns periódicos, tanto nacionais quanto internacionais apresentam, por vezes, restrições para aceitar manuscritos que versam sobre temas mais locais. Entendemos que, com o avanço do processo de degradação ambiental, estas obras terminam preenchendo esta importante lacuna deixada pelos periódicos, ajudando a informar descobertas sobre biodiversidade da região Meio Norte, um importante mosaico de ecossistemas que se encontram ameaçados, especialmente pelo desenvolvimento da agricultura e da pecuária. Entendemos que o desenvolvimento de uma região deve acontecer por vias absolutamente sustentáveis. A própria preservação da natureza prescinde de informações científicas confiáveis.

A obra já está a venda no site da editora (www.editoracrv.com.br). No dia do lançamento será vendido por valor promocional, diretamente com os organizadores.

Você é nosso convidado (a). Até lá!

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais