Cidadeverde.com

Novidades para o Ensino de Biologia

Passei meus últimos 34 anos procurando maneiras de explicar de forma mais clara sobre a ciência que estuda a vida – a Biologia. É na verdade um grande desafio, mas até que me considero bem sucedido depois de formar gerações e gerações de estudantes que trilharam pelos caminhos mais diversos possíveis. Tive a feliz oportunidade de trabalhar em boas escolas e com isso, passaram por mim levas de estudantes dos mais variados tipos. Mas isso é papo para outro dia. Hoje vamos falar das últimas novidades publicadas para facilitar a vida dos professores de Biologia.

Foi publicado na semana passada pela Editora Atena, especializada em obras de produtos acadêmicos, o livro “Pesquisa e Desenvolvimento de Abordagens para o Ensino de Biologia”, organizado pelo Prof. Dr. Pedro Marcos de Almeida e pela Profª Drª Francielle Alline Martins, ambos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

O livro traz 14 capítulos distribuídos em 208 páginas com trabalhos em diferentes áreas da Biologia, mas todos convergindo para novas formas e estratégias de como ensinar determinados temas da Ciência da Vida. Áreas como Citologia (estudo das células), Genética, Botânica, Zoologia, Ecologia e Meio Ambiente estão entre os focos dos artigos publicados. As estratégias também são as mais diversas como uso de coleções de plantas desidratadas e plantas medicinais, até o uso de produção de vídeos, jogos de tabuleiro ou aplicativos para dispositivos móveis, tudo para favorecer o ensino de diferentes ciências, fugindo da mesmice dos recursos disponibilizados em livros didáticos, apenas.

Os capítulos são fruto da perspectiva dos concludentes da primeira turma do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) e seus respectivos orientadores. Além dos Professores Pedro e Francielle, atuaram professores vinculados aos cursos de Ciências Biológicas de Teresina (Campus Poeta Torquato Neto), Campo Maior (Campus Heróis do Jenipapo) e Picos (Campus Prof. Barros Araújo), totalizando 14 docentes.

O PROFBIO é um curso em Rede oferecido pela UESPI em convênio com outras universidades do Brasil, capitaneados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em outra oportunidade já comentei aqui sobre o sucesso deste curso e os bons resultados obtidos em nível nacional. Relembre aqui.

A pandemia, embora tenha paralisado as atividades de ensino de graduação da Universidade Estadual do Piauí, não prejudicou a força de vontade de seus pesquisadores que, mesmo com todas as dificuldades e a falta de apoio do Governo do Piauí, continuam trabalhando diuturnamente, para entregar à sociedade o melhor que podem.

O livro poder ser obtido gratuitamente. Solicite através do e-mail do Colunista ou clique neste Link.

Boa semana para todos (as).