Cidadeverde.com

Nosso mar está pra peixe?

Esta semana que passou um banhista do litoral do Piauí se deparou com um peixe-lua, ainda agonizando encalhado na Praia do Coqueiro, município de Luís Correia (PI) conforme noticiou o Portal CidadeVerde.com. Veja aqui.

A ocorrência de fato é bastante rara, uma vez que estes peixes habitam regiões com 700 metros de profundidade. O peixe-lua, da espécie Mola mola, é considerado um dos maiores peixes ósseos que habitam os mares podendo chegar a medir quatro metros entre suas nadeiras dorsal e ventral e pesar até 2,3 toneladas.

Fonte: Infoescola.

Estes animais são considerados presas fáceis dos tubarões, uma vez que sua morfologia dificulta uma natação mais rápida. Como se alimentam de plâncton podem ser encontrados nas regiões mais rasas do que as que vivem habitualmente quando a oferta de alimentos é boa. Ao ser encontrado numa praia encalhado, provavelmente se perdeu na busca por alimento e, estando excessivamente cansado, não conseguiu se deslocar para áreas que permaneceriam com água suficiente para não encalhar devido a descida da maré.

O espécimen encontrado foi armazenado para estudos futuros na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR). É muito importante que seja investigada a real causa do aparecimento deste exemplar e do seu encalhe na praia de um litoral, cujo a Plataforma Continental é excessivamente extensa. Pode ser o prenúncio de um problema maior.

A notícia chamou a atenção de muitos veículos de comunicação do sul do País.

Boa semana para todos (as).