Cidadeverde.com

Peixe-lua encontrado em Luís Correia será estudado pela UFDPar

Foto: Divulgação/Instituto Tartarugas do Delta 

O peixe-lua encontrado por banhistas na última quinta-feira na praia do Coqueiro, em Luís Correia, será objeto de estudo por pesquisadores da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A informação foi confirmada pela bióloga Werlane Magalhães, vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta, entidade que recolheu o animal inicialmente. 

“Posteriormente, o espécime será analisado em laboratório para confirmar a identificação taxonômica e outros estudos para publicação. Este trabalho será realizado em parceria com pesquisadores colaboradores do Curso de Engenharia de Pesca da UFDPar”, relatou. 

O animal, considerado raro, foi encontrado por banhistas que estavam na praia do Coqueiro e tentaram fazer o resgaste, mas sem sucesso.  Após ter acesso às imagens, a equipe do Instituto Tartarugas do Delta se deslocou até o local da ocorrência e recolheu peixe-lua para uma câmara fria, para melhor acondicionamento.  

De acordo com especialistas, a espécie pode alcançar mais de 3 metros de comprimento e 2 toneladas, sendo considerado o maior peso alcançado por um peixe ósseo, além de apresentar alta longevidade podendo viver entre 80 a 100 anos.

 


Natanael Souza
[email protected]