Cidadeverde.com

De Londres para o Piauí

Esta semana está ocorrendo a 37ª Reunião Nordestina de Botânica, organizada pela Diretoria Nordeste da Sociedade Botânica do Brasil, da qual faço parte com mais três colegas botânicos (já falei disso por aqui).

A Reunião é um evento que já acontece há muitos anos, mas estava com alguns anos que não era sediada no Piauí. Com uma programação bem diversificada, calcada nas principais áreas da Botânica, o evento conta com sessão de apresentação de trabalhos científicos, concurso de fotografias, palestras, mesas redondas e minicursos, permitindo aos inscritos uma gama de oportunidades, mas de forma totalmente online. O desafio da Ciência e de outros segmentos que sofreram com o isolamento imposto pela pandemia, alterou a rotina destes eventos, acarretando algumas perdas (os participantes não viajam, não interagem presencialmente, não se confraternizam) e alguns ganhos (foi possível trazer palestrantes de diferentes lugares a custos infinitamente menores, uma vez que não se gastam com passagens, hospedagens etc.).

Na programação, a abertura do evento foi abrilhantada com a Palestra Magna proferida pelo Dr. Simon Mayo, um dos mais renomados botânicos do Planeta, principal autoridade na pesquisa de plantas da família Araceae, do grupo de pesquisadores do renomado Royal Kew Garden, o maior jardim botânico do mundo, situado na Inglaterra.

Com o título “Ciência, Sociedade e a noção de Espécies: comunicando conhecimento sobre a natureza”, Dr. Simon discorreu sobre uma das áreas máter da Botânica: a Sistemática Vegetal e os conceitos relacionados com a Evolução dos grupos de seres vivos. A Sistemática é uma parte da Botânica que reúne várias ciências com o objetivo de identificar as plantas e seus relacionamentos biológicos, sendo fundamental para quem lida com a Biodiversidade. Na sua fala, ficou muito clara sua paixão pela Botânica, sua atuação sempre presente nos estudos da Biodiversidade Brasileira e o carinho especial pelo Piauí. Logo no início falou que sua primeira grande palestra ocorreu em 1981 durante o Congresso Brasileiro de Botânica que ocorreu em Teresina e foi organizado pela Sociedade Botânica do Brasil em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

No chat da palestra, os elogios de estudantes e pesquisadores postados com a excitação de um evento presencial. O evento foi transmitido de Campo Maior (PI), mas o Dr. Simon estava em Londres, em tempo real. A oportunidade de oferecer um evento desta natureza para pessoas de diferentes partes do Brasil não tem preço e tem um valor inestimável. Fiquei muito feliz em ouvir o Dr. Simon e depois ter feito parte do slide em que se referenciou e agradeceu pelas parcerias aos botânicos do Piauí. Como diria o dileto amigo Alcide Filho: foi incrível!

Por mais oportunidades como esta!

Boa semana para todos (as).