Cidadeverde.com

Um piauiense no Jardim Botânico de Nova York

Sempre que vou escrever fico tentando construir um título que reflita o conteúdo do texto e que chame a atenção dos leitores para algo diferente e que eu queira comunicar. Quando fui montar este texto lembrei do humorista João Cláudio (aproveito para prestar minhas condolências pela partida recente de sua mãe), que há alguns anos estreou shows no eixo Rio-São Paulo, com títulos assim: um piauiense no Rio de Janeiro e um piauiense em São Paulo. Aproveitando a verve do nosso artista maior, trago-vos: um piauiense em um dos maiores Jardins Botânicos do Mundo.

Sede do New York Botanical Garden. Prédio histórico construído em 1891. Foto: F.S.Santos-Filho

Há alguns dias anunciei que iria para uma Cooperação Internacional no Jardim Botânico de Nova York e aqui estou. Iniciei os trabalhos de identificação de espécies. Neste primeiro momento tenho tentado alocar através da identificação, plantas desidratadas (herborizadas) que pertencem à coleção do Herbário, independente de qual local do Planeta elas tenham sido coletadas, na categoria taxonômica mais adequada. As plantas são inseridas na coleção, algumas vezes, sem a devida identificação na posição que ocupa na classificação geral. Como me tornei especialista em um grupo, estou examinando as plantas deste grupo.

Tentando identificar plantas do acervo do Herbário do NYBG. Foto: F.S.Santos-Filho.

Depois de conhecer todas as rotinas do laboratório, fui conhecer a estrutura do Jardim Botânico. Aproveitei para conhecer as coleções de plantas vivas e os diferentes ambientes representados na área de 100 hectares no Distrito do Bronx em Nova York. A área do Jardim pertence à Prefeitura de Nova York, mas a estrutura é gerenciada por uma organização não governamental que coordena toda a parte administrativa, financeira, científica e educacional do Jardim.

Em um local onde se trabalha a educação ambiental: o corte de uma árvore mostrando seus aneis de crescimento. Nestas etiqueta uma menção ao que estava acontecendo na história quando o anel correspondente estava surgindo. Fascinante a vida das árvores como testemunho da nossa história. Foto: F.S.Santos-Filho.

Pude conhecer locais especiais como o dedicado à plantas nativas dos Estados Unidos e um espaço para receber crianças (com suas famílias) e escolas, além de uma estufa gigantesca com plantas de florestas tropicais da América Central, do Sul, Ásia e outros recantos como Madagascar. Um lugar realmente interessante para visitar e trazer as crianças. Fantástico!

Estufa com plantas aclimatadas de vários lugares do mundo. Muita planta diferente. Foto: F.S. Santos-Filho.

Seguimos trabalhando no projeto que visa delimitar o endemismo de plantas das áreas que estudo, em parceria com o Prof. Dr. Eduardo Almeida Jr. (UFMA).

Primavera no NYBG: a estação das flores!!! Foto: F.S. Santos-Filho

Qualquer novidade atualizo por aqui.

Boa semana para todos e todas.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais