Cidadeverde.com

Pesquisa descobre que a cafeína pode ajudar as abelhas

A cafeína é um alcaloide produzido principalmente pela Coffea arabica, planta da família das Rubiáceas, cujas sementes, geralmente torradas, dão origem a uma das bebidas mais famosas do mundo que é o café.

Os benefícios da cafeína já são bem conhecidos pela Ciência. Dentre estes benefícios podem ser citados:

1) Melhora o cansaço físico;

2) Melhora concentração e estado de alerta;

3) Diminui a fadiga mental;

4) Pode funcionar como um leve antidepressivo;

5) Melhora o desempenho nas atividades físicas;

6) Possui efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo (transforma a gordura em fonte de energia);

7) Melhora o humor;

8) Atua no controle do peso

9) Pode ajudar no tratamento de diabetes, entre outros.

Cientistas da UNESP, em São Paulo, descobriram que a cafeína pode ser um importante aliado para minimizar os efeitos causados por alguns tipos de agrotóxicos que causam danos às abelhas. O estudo foi conduzido pela estudante Kamila Vilas Boas Balieira na Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT) da Unesp, Campus de Dracena. Ela descobriu que uma suplementação à base de cafeína pode compensar os efeitos letais promovidos pelos inseticidas à base de Imidacloprido. Esta substância já foi banida dos campos agrícolas europeus pela indicação baseada em mais de 1500 artigos científicos que apontam esta e outras substâncias nos danos à população de abelhas.

A descoberta de um composto que pode minimizar os efeitos oxidativos do agrotóxico pode gerar manejo diferenciado para a Apicultura, podendo ser mais uma estratégia visando diminuir os impactos sobre as populações de abelhas. Já comentamos aqui sobre as pesquisas desenvolvidas aqui mesmo no Piauí para tentar melhorar as condições de produção do mel. Veja em https://cidadeverde.com/cienciaviva/85486/berry-de-bee-movie-cade-a-abelha-que-estava-aqui e https://cidadeverde.com/cienciaviva/85575/berry-de-bee-movie-parte-ii-solucoes-da-ciencia-para-problemas-da-apicultura-no-piaui.

É torcer para as abelhas conseguirem suplementar sua dieta para poderem enfrentar os danos causados pela humanidade.

Até o próximo post...