Cidadeverde.com

O mais pesado organismo do mundo está encolhendo

Não se trata de nenhuma baleia ou elefante fazendo dieta!

O mais pesado organismo do mundo é um Pando (Populus tremuloides), uma árvore da família botânica das Salicaceae. Na verdade, ao olhar de qualquer leigo, pode se achar que se trata de mais de um organismo (veja a foto).

Imagem do Pando em Utah (EUA). Fonte: Science.

Mas você pode estar se perguntando: a foto mostra vários? Na verdade, todos estes indivíduos são resultado da germinação de uma só semente. Todos os organismos são clonais e intimamente ligados pelo sistema de raízes, a exemplo do maior Cajueiro do Mundo, o Cajueiro-Rei, que fica em Cajueiro da Praia no litoral do Piauí e que já tivemos a oportunidade de comentar sobre ele aqui no Blog. Quer lembrar? Clique aqui.

Este Pando, situado em uma floresta no estado de Utah é considerado o mais pesado organismo do mundo com uma estimativa de que tenha 6 mil toneladas. Não é considerado o maior organismo do mundo, pois é bem menor do que o fungo Armillaria gallica que cobre uma área de 37 hectares no estado americano de Michigan, conhecido por gerar os cogumelos de mel (veja imagem)

Cogumelo Mel. Fonte: Science.

Os cientistas descobriram que o Pando está encolhendo, muito provavelmente pela ação de cervos, responsáveis por comer brotos que permitiriam a expansão do Pando. O estudo de imagens aéreas desde 1939 tem revelado que o organismo gigante está diminuindo de tamanho.

Na natureza, os impactos provocados pelo homem não são únicos. Entretanto, às vezes, os que não são gerados pelo homem diretamente, podem ser consequência indireta da ação humana, como parece ser este caso.

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais