Cidadeverde.com

Felipe Mendes cobra investimentos no Rio Gurgueia

 Foto: cidadeverde.com


O economista, ambientalista e ex-deputado federal Felipe Mendes entrou em contato com o blog para comentar uma postagem feita aqui sobre a atual situação do Rio Gurgueia. Mendes é um apaixonado pela natureza e grande defensor do Rio Gurgueia e da região sul do Piauí como um todo. Olha o que diz o ex-parlmentar.
 
Olá Bartolomeu, acompanhei sua reportagem sobre o Rio Gurgueia no portal cidade verde. Sobre o tema tenho alguns esclarecimentos. Em meados dos anos 90 aprovei uma emenda, para o projeto executivo da barragem do Rangel, que seria a maior barragem do Piauí com 700 milhões de metros cúbicos de água.

O estudo básico foi feito pelo DNOCS. Além dessa barragem, tem também a barragem Contrato e do Atalaia. Sendo que a Atalaia está bem adiantada quase em fase de conclusão no município de Parnaguá no afluente do rio Gurgueia chamado Paraim. 

Essas barragens teriam como objetivo o controle das enchentes e a regularização do curso do rio. Eu fui bombardeado por algumas lideranças da região alegando que as barragens iriam inundar as terras férteis que aliás são as mais férteis do Piauí. Mas na verdade, as barragens trariam uma nova realidade ao Gurgueia revitalizando sua pujança.

Existem no Dnocs, os estudos básicos que foram feitos na década de 90. O próprio Comitê de bacia do rio Gurgueia poderia puxar esse assunto de modo que o governo possa fazer alguma coisa. Pelo menos terminar a barragem do Atalaia.

Essa barragem quando eu estive na CODEVASF falei várias vezes com o governador Wellington Dias pois só faltam cinco por cento dos investimentos que são de contrapartida do estado com a retirada de pessoas que moram numa área a ser inundada e colocar numa área segura com energia, estrada e estrutura para produção.

No momento o mais ideal seria o governo concluir a barragem atalaia no rio paraim no município de parnagua. 

Coloco-me à disposição.


 Abraço fraterno, Felipe Mendes.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais