Cidadeverde.com

Com baixa procura, Teresina terá busca ativa para vacinar crianças contra a Pólio

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está implantando o projeto Monitora Saúde The. O objetivo, segundo coordenadora de imunização da FMS, Emanuelle Dias, é aumentar a taxa de vacinação infantil na capital, que tem sido baixa para imunizantes como os que protegem contra a Poliomielite.

O projeto que já está em andamento vai funcionar em dois formatos. Um deles é a busca ativa, através de profissionais da rede de saúde que vão fazer contato com pais ou responsáveis de crianças com até 01 idade. A busca será feita com base em análise dos dados da crianças. Havendo necessidade de atualização do cartão de vacinação o contato com a família será feito.

Outra forma será através de um número de telefone que será disponibilizado para que os pais ou responsáveis possam fazer contato com a FMS em busca de orientação para atualizar o cartão de vacinação da criança. 

“A gente vem identificando que ao longo do tempo a nossa cobertura está caindo. Por conta disso, fomos buscar uma estratégia para melhorar a cobertura com as nossas equipes de Saúde da Família, que fazem parte das Unidades Básicas de Saúde, dos agentes comunitários de saúde, que também fazem esse trabalho de busca ativa. A intenção é melhorar as coberturas vacinais. Essas crianças menores de um ano são de um grupo que tomam diversas vacinas, entre elas as vacinas contra a poliomielite, que neste caso em especial, estamos com uma cobertura baixa e precisamos melhorar”, declarou a coordenora de imunização.

Emanuele Dias 

Whatsapp da Fundação Municipal de Saúde: (86) 99436- 4579

Na vacinação contra covid, que foi disponibilizada essa semana, das mil vagas apenas 61 foram preenchidas, representando 6% do total.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais