Cidadeverde.com

Teresina vai ganhar em novembro o primeiro Mercado da Mulher

Fotos enviadas ao blog

De acordo com o coordenador de mercados de Teresina, Luís Costa, em novembro será inaugurado o primeiro Mercado da Mulher da capital piauiense. Localizado no Parque Brasil IV, o local vai contar com 256 boxes com áreas para hortifrúti, salão de beleza e espaço gourmet, além de contar com uma área de 2.284,31 m².

“Neste local funciona uma feirinha só de mulheres, o prefeito vendo a falta de estrutura para as feirantes resolveu criar este mercado que será o primeiro no segmento exclusivamente feminino”, garante o coordenador. 

Atualmente Teresina conta com 21 mercados, e segundo Luís Costa, este ano além do Mercado da Mulher, será entregue também o mercado do Morada Nova. Com isso, a capital passará a contar com 23 mercados.

Teresina vai participar de discussões sobre a crise climática no Brasil

Foto enviada ao blog

Atendendo convite da Presidência da República, Teresina vai contribuir diretamente nas discussões sobre a crise climática que o Brasil enfrenta. A tragédia que vem ocorrendo no Rio Grande do Sul motivou a presidência a discutir o tema através do Conselho da Federação, que tem a participação de ministros, gestores e especialistas e é liderado pelo presidente da República.

O coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, participará, nesta terça-feira (04), de uma reunião da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Mudança Climática comandada pelo Conselho da Federação, que tem o objetivo de fazer uma escuta de lideranças e gestores locais, como é o caso do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. 

Leonardo participará das discussões acerca do tema "A Transversalidade da agenda da mudança climática". O convite ressalta a "destacada atuação" do coordenador da Agenda Teresina 2030, órgão ligado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação - Semplan. 

"Nesta semana nós realizamos, em Teresina, a 2ª Conferência do Clima - ClimaTHE24, e reunimos diversos especialistas, prefeitos de várias cidades do país, gestores e representantes de instituições financeiras para discutir especificamente a crise climática e vários aspectos que precisam estar presentes na agenda de governos e prefeituras de todo Brasil. Ficamos honrados com o convite e vamos contribuir com a experiência que Teresina já vem desenvolvendo nesse contexto", afirma Leonardo Madeira.

Parnaibano Merval Neres é homenageado com a Ordem do Mérito Industrial da CNI


Fotos: Iano Andrade/CNI

O empresário parnaibano Merval Neres dos Santos Filho foi homenageado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com a mais alta honraria da instituição, a Ordem no Mérito Industrial da CNI na noite desta terça-feira (28) em solenidade realizada em Brasília. 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Zé Filho, indicou o nome do empresário parnaibano ao Conselho da Ordem do Mérito Industrial, que foi acatado por unanimidade.

Empreendedor com forte atuação no setor de laticínios, produção e beneficiamento de arroz, Merval Neres ocupa também o cargo de 2° vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) e conselheiro fiscal da Associação Comercial e Industrial de Parnaíba.

O presidente da FIEPI, Zé Filho, acompanhado da esposa Maryanne Martins Gomes e a comitiva formada pelo vice-presidente da FIEPI, Francisco Reinaldo, o diretor de Assuntos Econômicos da FIEPI, Freitas Neto, Izabel Fonteles Martins, Kamila Almeida e Thiago Martins Neres, participaram da solenidade que homenageou também com a Ordem do Mérito Industrial da CNI, o vice-presidente da República Geraldo Alckmim e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Durante o pronunciamento das autoridades o presidente da CNI, Ricardo  Alban entregou a Declaração pelo Desenvolvimento da Indústria e do Brasil ao vice-presidente da República, Ministro da Casa Civil e presidente do BNDES, documento que propõe 10 princípios orientadores para impulsionar a agenda nacional de desenvolvimento.

 

Programa de apoio às mulheres vítimas de violência do TRE/PI vence prêmio nacional

Foto: Ascom/TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TER-PI) ficou em primeiro lugar em todo o Brasil entre 400 programas e projetos de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. Os trabalhados foram apresentados e julgados pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral. A divulgação dos vencedores e a entrega das premiações ocorreram na semana passada no Plenário do TSE, em Brasília - DF.

O projeto "Empregando Esperança, Oportunidade e Dignidade para Mulheres em Condições de Vulnerabilidade Econômico-Social", de autoria da Diretora-Geral e Coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Silvani Maia Resende Santana, foi o grande vencedor do 1º Lugar Geral e do 1º Lugar da Categoria III -Desenvolvimento Democrático, do I Prêmio de Inovação Eleitoral, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Atualmente 12 mulheres que sofreram violência doméstica são acolhidas pelo TRE Piauí. A iniciativa visa dar apoio através do trabalho, a essas mulheres que na grande maioria estão afastadas de suas residências por conta da violência doméstica.

Elas fazem parte da cota do TRE dos servidores terceirizados. “Com isso o órgão não vai gastar mais nada do já estava previsto com pessoal tendo em vista que já é um investimento previsto e necessário. Este projeto tem tudo para ser referência para todo o país por conta do formato e do pioneirismo”, garante Silvani.

Governo vai abrir chamada pública para bares, quiosques e restaurantes da Potycabana

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Governo do Estado, através da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL), vai abrir uma chamada pública para os interessados em assumir os bares, quiosques e restaurantes do parque Nova Potycabana.

A informação foi repassada pelo coordenador do órgão, Tiago Vasconcelos, nesta terça-feira, dia 28.

“Nesse processo de revitalização do parque estamos empenhados também de revitalizar os sete equipamentos de bares, quiosques e restaurantes do parque, e a chamada pública deve acontecer daqui a dois meses”, garante.

O parque está passando por um processo de revitalização que será realizado em três etapas. A primeira recuperou todo o sistema elétrico e a segunda está recuperando as áreas de lazer como quadras, campo de futebol, pista de caminhada.

A terceira etapa prevê também a construção de um restaurante flutuando, espaço pet, anfiteatro e um espaço infantil.

Teresina assina hoje dois compromissos globais para redução das temperaturas

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A conferência do clima que começa hoje (27) em Teresina e segue até quarta-feira, dia 29 vai atrair grandes nomes ligados à temática. Entre a programação está prevista para esta segunda-feira, a assinatura de dois compromissos globais da capital piauiense.

O primeiro é transformar Teresina numa cidade circular, que é a geração mínima de resíduos sólidos. Este é considerado o segundo segmento que mais emite gases com efeito estufa. O segundo compromisso é o de reduzir a temperatura da cidade através da arborização. 

Teresina é a 6ª cidade do mundo a aderir ao compromisso de melhorar o clima da cidade a partir deste tipo de iniciativa.

A licitação para arborização em Teresina está avançada e será anunciada a empresa vencedora ainda deste mês. “A meta é plantarmos 15 mil mudas na capital”, garante Leonardo Madeira, coordenador da agenda 2030.

Segundo Leonardo, outra meta importante é plantação 1,5 milhão de mudas em vinte anos. “É um meio de mitigarmos a onde calor que atinge nossa cidade.”

Evandro Hidd e Enzo Samuel participam de Congresso do PDT em Brasília

Foto enviada ao blog

Os vereadores Evandro Hidd e Enzo Samuel estão em Brasília, onde participam do VI Congresso Nacional do PDT. A abertura do evento aconteceu na noite de quinta-feira (23), com a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e do presidente nacional em exercício do PDT, deputado André Figueredo, do presidente da Fundação Leonel Brizola, o Manoel Dias, e Ciro Gomes.

Ainda como parte das atividades do Congresso, os vereadores participam nesta sexta-feira (25) de atividades na Câmara dos Deputados, com reuniões temáticas para discutir pautas importantes do país.

No sábado (25), em mais um dia de encontro, serão discutidas e aprovadas as metas do partido para todo o ano de 2024. Além dos vereadores, uma comitiva de militantes do PDT Piauí está em Brasília participando do evento.

 

Subdefensora Pública Geral do Piauí integra delegação brasileira junto à 88ª Sessão da CEDAW, em Genebra

Foto: Ascom/Divulgação

A Defensora Pública Verônica Acioly de Vasconcelos, Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí e também titular do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da DPE-PI, é uma das integrantes da delegação brasileira que participa da 88ª Sessão do Comitê para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres (CEDAW), realizado na sede da Delegação do Brasil junto à ONU, em Genebra, na Suíça.

A sessão acontece por ocasião da revisão a que o Brasil foi submetido junto ao Comitê da Convenção CEDAW, visando avaliar o seu desempenho no cumprimento da referida Convenção, ou seja, de que formas o país tem implementado as políticas públicas necessárias para eliminar todas as formas de discriminação contra a mulher. Além do Brasil, também foram analisados Kuwait, Malásia, Ruanda, República da Coreia, Montenegro, Singapura e Estônia. Os oito países estão entre os 189 Estados Partes da CEDAW.

A Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW, na sigla em inglês), é um tratado internacional adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1979, e ratificada pelo Brasil em 1984, sendo o principal instrumento internacional de direitos humanos para a igualdade de gênero e promoção dos direitos humanos das mulheres de todo o mundo, criado com o objetivo de garantir igualdade de gênero em diversas áreas, incluindo direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais.

O referido Comitê monitora a implementação da Convenção, que contempla exigências para que os Estados garantam o respeito aos direitos de meninas e mulheres, conforme previsão no Tratado. A Revisão é feita com base em informações da ONU, um relatório produzido pelo Estado brasileiro e as contribuições da sociedade civil.

A comitiva brasileira foi chefiada pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e contou também com representantes dos ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), da Justiça e Segurança Pública, da Igualdade Racial (MIR), dos Povos Indígenas (MPI), da Saúde (MS), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), das Relações

Exteriores (MRE) e da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Genebra, e representantes da Câmara dos Deputados. A participação de Verônica Acioly na Comissão foi designada pelo Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege) atendendo a um convite do Ministério das Mulheres, que visou destacar a importância da Defensoria Pública no contexto nacional e internacional.

Durante o evento, a Subdefensora Verônica Acioly e outras representantes de diversas instituições colaboraram na construção das respostas que foram apresentadas às peritas do Comitê CEDAW.

Verônica Acioly, ponderou sobre a importância dos debates realizados. “Estou compondo a delegação brasileira que participou da 88ª Sessão da CEDAW, em Genebra, na qual o Brasil vai responder perguntas das peritas sobre a aplicação desta convenção no nosso país. Integramos essa comissão por indicação do Condege, não só para analisar o cumprimento da Convenção pelo Brasil, mas para também destacar o papel da Defensoria Pública no cumprimento desta Convenção. É fundamental visibilizar a atuação da Defensoria Pública como instrumento de acesso à justiça para a população vulnerável, em especial às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A Defensoria Pública destaca sua missão não só através dos Núcleos

Especializados de Defesa da Mulher (NUDEMs), mas também em várias outras áreas como a atuação junto a população em situação de rua, que inclusive é o tema da Campanha Nacional da Defensoria Pública do Brasil neste ano”, afirmou.

Com base na revisão realizada, o Comitê fará recomendações ao país, que incluem diretrizes aos estados sobre como respeitar, proteger e promover os direitos humanos de mulheres e meninas, avaliando também aspectos gerais relacionados à igualdade de gênero.

JVC confirma pré-candidatura e anuncia entrada nas redes sociais

Foto: Paula Sampaio/ Cidadeverde.com

O empresário Joao Vicente Claudino (PSDB), confirmou nesta terça-feira, dia 21, a pré-candidatura a prefeito de Teresina.

JVC reconhece que ainda existem algumas pendências na federação PSDB/Cidadania, mas que serão resolvidas nas instâncias superiores.

“ Não vamos perder tempo com questões internas, deixa pra nacional resolver”, declarou.

Sobre o início da pré-campanha, o pré-candidato afirmou que já começou inclusive com a realização de reuniões nas comunidades. Cobrado para criação de redes sociais para ampliar o contato com eleitor, JVC garantiu que sempre foi avesso a esse meio de comunicação, mas que agora vai ter de entrar nesse mundo. “Já na próxima semana estarei providenciando”, garantiu.

 

 

No Piauí, Governo vai distribuir 100 mil litros de leite por mês a partir de maio

Foto: Freepik

A secretaria de Assistência Social do Estado, Regina Sousa, confirmou nesta segunda-feira (20), que no final deste mês começa o programa do governo federal, em parceria com o estado do Piauí, para a distribuição de leite.

De acordo com Regina, neste momento estão sendo cadastradas as famílias que serão beneficiadas. Inicialmente foi feito o cadastro dos produtores de leite.

“Está sendo difícil adquirir o leite, pois tem que ser do pequeno produtor para fortalecer este segmento e infelizmente a produção ainda é pequena. Estamos começando com 100 mil litros, mas a intenção é que aumente gradativamente”, garante a secretária.

O foco é a primeira infância de crianças de até dois anos e gestantes. O leite será distribuído em convênio com as prefeituras.

Posts anteriores