Cidadeverde.com

Ato político vai confirmar a pré-candidatura de Dr. Auro à prefeitura de Santo Inácio

Foto: Divulgação

O cirurgião-dentista e perito criminal oficial, Dr. Auro Aparecido de Carvalho, será confirmado no dia 22 deste mês como pré-candidato a prefeito pelo PT em Santo Inácio do Piauí, com o apoio do prefeito Tairo Mesquita (PT) e oito vereadores, todos também filiados ao partido.

Auro já foi vice-prefeito e prefeito do município por um mandato. "É sempre bom ter a oportunidade de contribuir com minha terra", afirma.

O companheiro de chapa será o vereador Raimundo Lopes Pereira do PSD, mais conhecido como Bola de Capa.

Oito vereadores apoiam a chapa comandada por Auro de Carvalho. São 10 pré-candidatos a vereador, sendo 6 homens e 4 mulheres. O município de Santo Inácio do Piauí está distante 370 km de Teresina.

Fiscal da Secretaria da Fazenda é pré-candidato a prefeito de Ribeira do Piauí

Foto enviada ao blog 

A divulgação do nome do fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda, Luiz Vieira, como pré-candidato a prefeito do município de Ribeira do Piauí pelo MDB, vem movimentando a política do município, distante 402 km de Teresina.

O pré-candidato é filho da região, onde saiu muito cedo para estudar e trabalhar, chegando a alcançar o cargo de fiscal da Fazenda Estadual.

"Vim de uma família pobre e, na base do estudo, venci na vida. Agora estou de volta à minha terra para contribuir com minha força de vontade e trabalho para o desenvolvimento do meu município. Ribeira tem um dos maiores ICMS do estado e sofre com vários problemas que afetam a população", afirma. O município, segundo Luiz, é mal gerido e com isso quem sofre é a população.

O pré-candidato do MDB lidera a oposição ao prefeito Antônio Neto, que busca a reeleição. Luiz Vieira já conta com o apoio de vereadores e lideranças políticas do município.

O município de Ribeira é famoso por ter o maior parque gerador de energia solar do Piauí e mesmo assim, é um dos mais carentes do estado.

 

 

Jorge Lopes é o indicado para presidir a federação PSDB Cidadania em Teresina

Foto enviada ao blog 

A vinda do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, onde esteve reunido com o ex-senador João Vicente Claudino, o presidente do diretório municipal, vereador Edson Melo, o vereador Paulo Lopes, o presidente regional do Cidadania, Mario Rogério e o ex-presidente da FUNDESPI, Jorge Lopes, teve como objetivo o encaminhamento para a homologação pela Federação Nacional, presidida pelo ex-deputado federal Bruno Araújo.

O expediente ratifica o nome do ex-presidente da FUNDESPI, Jorge Lopes, para a presidência do colegiado da capital, dando assim regularidade estatutária à situação de Teresina, com competência para realizar a convenção que escolherá a chapa majoritária e proporcional, tendo em vista ser uma cidade com mais de 200 mil eleitores.

Sul do Piauí será contemplado com dois Institutos Federais

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O governo federal anunciou nesta terça-feira, dia 12, a construção de 100 institutos federais no Brasil.

Destes, três serão construídos no Piauí, nos municípios de Barras, Altos e Esperantina. De acordo com o reitor do IFPI, professor Paulo Borges, a licitação para a construção das três unidades deverá sair até julho.

“Estamos trabalhando para que a licitação aconteça em julho e em um ano esperamos inaugurar as três unidades”, garantiu.

O reitor também anunciou a construção de mais sete unidades para o estado do Piauí até 2026.

Os municípios contemplados com novos IFPS serão: no sul do Piauí: Curimatá e Canto do Buriti, mais dois em Teresina, um na zona norte e outro na zona sul. Amarante, Elesbão Veloso e Luzilândia também serão contemplados com unidades do IFPI.

Allan Cavalcante se filia ao PRD nesta quinta-feira (14)

Foto: Ascom

O pré-candidato a vereador de Teresina e secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Allan Cavalcante, será oficialmente filiado ao PRD, nesta quinta-feira, 14 de março, às 18h, no Espaço Tupperware, na avenida Frei Serafim, Centro de Teresina. 

Allan Cavalcante atende a um chamado popular e, pela primeira vez, disputará uma vaga na Câmara de Vereadores de Teresina por acreditar na política como um meio de transformação, para impactar e mudar a vida das pessoas. 

“A política é um processo que faz parte da vida de qualquer cidadão, todas as benfeitorias, todos os benefícios que a gente recebe, é por meio dela. Quero fazer parte dessa política que transforma vidas. Tenho feito muita coisa à frente da Semcaspi e acredito que também no meio da política posso fazer ainda mais, esse é o nosso desejo, essa é a nossa expectativa de poder concorrer a uma vaga na câmara e, quem sabe, com a graça de Deus, a gente poder chegar. Queremos estar à serviço dessa cidade e poder continuar contribuindo, especialmente para as pessoas que mais precisam”, disse Allan Cavalcante.

O advogado Allan Cavalcante tem 15 anos de experiência em assessoria jurídica parlamentar. Em janeiro de 2021, iniciou a carreira como gestor público, assumindo a presidência da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete). Após um período de seis meses, passou a comandar a Semcaspi, uma das maiores secretarias da capital, onde tem se destacado.

O pré-candidato acredita que a sua experiência como gestor público será um diferencial como parlamentar. “A minha vida toda sempre trabalhei pelas causas sociais e intensifiquei esses trabalhos na Semcaspi. Nós temos vários números aí que podem ratificar a nossa fala e acredito que também no poder legislativo a gente vai somar ainda mais, especialmente com esse público da política de assistência, esse público mais vulnerável, o público que mais precisa”, afirma Allan Cavalcante.

Allan Cavalcante também é produtor rural, com destaque na suinocultura. Foi ordenado como diácono, em agosto de 2021, e provisionado na Pastoral do Povo de Rua pela Arquidiocese de Teresina. A defesa das pessoas em vulnerabilidade é uma de suas maiores bandeiras.

Teresina terá exposição sobre a Batalha do Jenipapo

Foto: Divulgação 

Nesta quarta-feira, dia 13 de março, será aberta a Exposição "A Batalha do Jenipapo", no Teresina Shopping.

Estarão expostas 38 obras pintadas por artistas piauienses que foram destaque no concurso promovido no ano anterior pelo Conselho  Estadual de Cultura. 

A solenidade será a partir das 10h30. Os artistas confirmaram presença, assim como o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nelson Nery, tendo em vista que a exposição é um projeto do órgão.

Wilson Martins leva Edvaldo Moura para a Companhia Ferroviária

Foto: Bartolomeu Almeida 

O desembargador aposentado Edvaldo Moura agora é assessor especial da Companhia Ferroviária e Logística do Piauí, que tem como presidente o ex-governador Wilson Martins.

“Sou muito amigo de Wilson, recebi o convite dele para ajudá-lo nessa nova missão que ele assumiu e não poderia negar”, disse Moura.

Sebastião Ribeiro Martins e Erivan Lopes se reunirão com Alexandre de Moraes

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Sebastião Ribeiro à esquerda e Erivan Lopes à direita 

Na próxima terça-feira (12), será realizada uma reunião em Brasília com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, e todos os atuais presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), assim como os que assumirão para comandar as eleições deste ano.

O objetivo do encontro, segundo o desembargador do TRE-PI Sebastião Ribeiro Martins, é discutir as novas resoluções do TSE que vão disciplinar as eleições municipais de 2024.

“A grande preocupação hoje do TSE são as fake news e a inteligência artificial. Mas o TSE está preparado para multar e até mesmo suspender o registro de candidaturas de quem usar esse artifício para burlar a lei eleitoral”, garante Martins.

No dia 08 de abril, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins tomará posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), ocupando a vaga do desembargador Erivan Lopes que, após dois anos, deixará a corte.

Racha na família Leitoa em Timon: Governador do Maranhão anuncia Rafael Brito como pré-candidato a prefeito

Foto: Reprodução

Em um vídeo publicado nesta quarta-feira (06), o governador do estado do Maranhão (PSB) anunciou o deputado estadual Rafael Brito, sobrinho do ex-prefeito Chico Leitoa, como pré-candidato a prefeito de Timon.

Brandão anunciou ainda a ex-deputada estadual e atual secretária adjunta de educação do Maranhão, professora Socorro Waquim, como o nome que vai compor como vice de Rafael.

O anúncio da pré-candidatura do deputado timonense à prefeitura de Timon foi feito no Palácio dos Leões com a presença da presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale, da ex-prefeita, ex-deputada e secretária adjunta de Educação da Região dos Cocais, Socorro Waquim, do deputado Leandro Bello, das vereadoras Professora Vanda, Alynne Macedo, e dos vereadores Francisco Torres, Edson Capiau, Dr. Torquato, Uilma Resende e Ulysses Waquim.

No próximo dia 23 de março, Brandão estará em Timon entregando obras do Governo do Maranhão e participando do lançamento da pré-candidatura de Rafael.

O grupo político do ex-prefeito Chico Leitoa, que elegeu a atual prefeita Dinair Veloso, vai continuar apoiando a gestora na reeleição.

Piauí poderá ter SAMU universalizado, diz coordenador de Urgência do Ministério da Saúde

Foto: Bartolomeu Almeida 

Ao participar em Teresina do 1º Congresso de Urgência e Emergência do estado do Piauí, Felipe Augusto Reque, coordenador geral de Urgência do Ministério da Saúde, afirmou que uma das prioridades do governo federal é universalizar em todo o país o serviço de urgência e emergência.

“O Piauí vem acumulando algumas experiências bem-sucedidas, principalmente na linha do infarto e AVC. Uma das prioridades do governo federal é a universalização do SAMU no estado. Para isso, estamos incentivando e colocando o governo à disposição para superar esse desafio”, disse.

Para o coordenador do serviço, o grande desafio da universalização do SAMU é o trabalho entre os municípios e como eles vão fazer para dividir os custos na contratação de pessoal preparado para atuar no sistema.

“A gente tem acumulado algumas experiências em estados que já avançaram neste aspecto, e os consórcios têm se mostrado uma ótima proposta, pois é uma instituição pública formada pelos municípios que desejam partilhar o serviço, e essa é uma proposta que tem se mostrado bem-sucedida”, pontuou. 

Segundo Felipe, para a implantação do serviço, o governo trabalha a partir de dados e indicadores.

"O propósito do SAMU é melhorar o tempo resposta, principalmente para situações mais graves. Onde esse item não estiver adequado, é preciso pensar qual a melhor oferta para atender a demanda, e essa é uma tarefa da gestão pensar qual serviço precisa ser melhor estruturado”, garante.

Onze estados do Brasil já têm 100% de cobertura do SAMU. No Piauí, segundo dados do SAMU estadual, o serviço está presente em 98 dos 224 municípios.

Posts anteriores