Cidadeverde.com

Quatro candidatos terão propaganda eleitoral em rádio e TV em Teresina; veja o tempo de cada

Por Roberto Araújo

Fotos: Roberto Araújo/Cidadeverde.com

Uma audiência pública na tarde desta quinta-feira (22) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) definiu o tempo de tv e rádio que as candidaturas terão, quais emissoras irão gerar o horário eleitoral gratuito, e a ordem da apresentação das candidaturas a prefeitura de Teresina.

Quatro candidaturas terão direito ao tempo de horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, de acordo com a legislação eleitoral. Apenas os partidos, federações e coligações que tenham representação bancada a partir de cinco deputados na Câmara Federal terão direito ao espaço.

Dessa forma, em Teresina, apenas as candidaturas de Fábio Novo (PT), Silvio Mendes (União Brasil), Dr. Pessoa (PRD) e Francinaldo Leão (PSOL) terão horário. 

Veja o tempo que cada candidatura terá na televisão e no rádio: 

Fábio Novo (PT) - 4’15”
Silvio Mendes (União Brasil) - 2’56”
Dr. Pessoa (PRD) - 2’17”
Francinaldo Leão (PSOL) - 30”

Tanto as emissoras de rádio como as emissoras de televisão disponibilizarão o horário eleitoral gratuito de segunda a sábado, em dois momento, pela manhã e pela tarde. 

  • A propaganda eleitoral gratuita no rádio, será de 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Já na tv, será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. 

Também foram definidas as inserções durante os intervalos nas programações, tanto para os candidatos a prefeito como para vereador. 

De acordo com a lei eleitoral, de segunda-feira a domingo, as emissoras de rádio e de televisão devem reservar 70 minutos diários para as inserções de 30 e 60 segundos, a critério do respectivo partido político, federação ou coligação, e distribuídas ao longo da programação veiculada entre das 5h às 24h.

Nas eleições gerais e municipais, a distribuição levará em conta os seguintes blocos de audiência: das 5h às 11h; das 11h às 18h; e das 18h às 24h.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), Sebastião Ribeiro Martins, pontuou a importância das definições do plano de mídia porque a propaganda no rádio e na tv, que se iniciam no próximo dia 30 de agosto, permitem um acesso maior dos candidatos aos eleitores. 

“Hoje em dia nós temos as redes sociais, são um instrumento democrático muito importante, mas também os meios tradicionais por exemplo, o rádio e a TV, muita gente ainda assiste a rádio Rádio AM, FM. Então é importante esse horário gratuito pra que a população tome conhecimento das campanhas dos candidatos, das suas metas, dos seus projetos”, citou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais